TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MITO E A EDUCAÇÃO HOMÉRICA

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  5.848 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - LICENCIATURA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

TUTOR: ELZA SILVA CARDOSO SOFFIATTI

ALUNO: VERÔNICA FRANZOI BARRATIERI

Odisseu é um personagem da mitologia grega. Também conhecido como Ulisses, foi criado por Homero, originando o que conhecemos por “Odisséia”, uma história que relata as aventuras e desventuras de um rei guerreiro, entre as graças e ira dos deuses. O personagem é Rei de Ítaca, casado com Penélope, com quem teve um filho chamado Telêmaco, foi apaixonado por sua cunhada Helena, esposa de Menelau. Idealizador do “Cavalo de Tróia” foi responsável pela entrada do exército grego, garantindo o sucesso da batalha.

A educação homérica era baseada na religião onde os deuses eram colocados como semelhantes aos homens. Através das histórias mitológicas passadas oralmente, há uma sabedoria popular, nelas se ensinava sobre a vida, sobre os fenômenos naturais, mostrando no que acreditava aquela civilização.

Os mitos homéricos eram uma forma de conhecimento, um meio que usavam para entender o mundo que os rodeava, usavam esses heróis como modelos a serem seguidos, pois caracterizavam o ser humano ideal.  Aos jovens cabia se espelhar nesses heróis, deveriam ter aptidões físicas, bom manejo com armas, jogos e esportes e também deveriam desenvolver determinados valores como honra, bondade, nobreza e coragem tudo com o objetivo de criar um futuro herói. Assim, se concretizava a educação homérica, na constituição de um homem completo, excelente moralmente e fisicamente. Esse modelo de homem completo influenciou a cultura ocidental e foi usado por séculos. Os mitos ajudaram a formar homens com qualidades que hoje são pouco vistas e ensinadas em nossa atual sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com