TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Arte Como Ferramenta de Resistência

Por:   •  18/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 11

Persona para escrita:  
Estudante nos anos finais da graduação, boa escrita, escreve de forma clara e concisa, atento às regras da língua portuguesa, conhecimento avançado nas regras da ABNT.  
Conhecimentos sólidos em Arte, ciências políticas, ciências sociais, filosofia, conhecimentos de leis.
O estudante conhece e cita os principais teóricos, sabe concatenar bem as teorias com o tema escolhido.

CURSO:  Licenciatura em Artes Visuais

Tipo de trabalho:  Projeto de pesquisa.

Título do trabalho:  O papel da arte como ferramenta de resistência política e social:

1)        DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA.        

Para esse tópico, tenha como referência à orientação abaixo, no entanto, fique livre para complementar o que achar necessário, inclusive, pode pontuar aspectos necessários, conforme as práticas de escrita de um projeto acadêmico:

A resposta é a delimitação do tema e do problema a ser resolvido. É importante que se restrinja o campo, pois quanto mais circunscrito estiver o objeto, melhor e com mais segurança se trabalha. Muitas vezes, essa delimitação pode ser usada como título provisório do trabalho.

[pic 1]

Baseado nas informações construídas a respeito do tema, e a inteligência aprendida no chat, iremos fazer o próximo tópico:  Irei tecer explicações de como preciso de sua ajuda para elaborar o texto. No entanto, sinta-se à vontade para sugerir outros aspectos que julgue essenciais e importantes.

Tópico:  JUSTIFICATIVA

1 Por que fazer?

A resposta a esta questão é a justificativa da escolha do objeto de estudo. Nesse tópico, deverão constar a definição e a delimitação do problema, a descrição bibliográfica que demonstre sua relevância como objeto de estudo, suas hipóteses e sua importância para a comunidade, o que o torna um dos tópicos essenciais do projeto.

a justificativa da escolha do tema, evidenciando sua importância para o contexto no qual se encontra inserido; vale lembrar que justificar a escolha de um tema não significa dar a ele importância incomensurável e enaltecer sua complexidade de forma exagerada, mas sim apontar como esse estudo pode ser fator contribuinte para o desenvolvimento da área em que se encontra inserido, ainda que não se proponha a ser conclusivo

Siga essas regras, para construção do texto:

Por que mais um trabalho sobre esse tema?

 Em que esse é diferente dos outros?

 Por que essa diferença é relevante?

 O que meu trabalho muda no conjunto de textos sobre o mesmo assunto? ƒ Por que ele deve ser lido?

Por quem?

 O que o leitor vai encontrar de interessante, de substancial e atrativo em meu trabalho?

[pic 2]

Para esse tópico (hipótese), tenha como referência à orientação abaixo, no entanto, fique livre para complementar o que achar necessário, inclusive, pode pontuar aspectos necessários, conforme as práticas de escrita de um projeto acadêmico:

Formulação de hipóteses e/ou questões de pesquisa.

[pic 3]

Para esse tópico (Objetivos), tenha como referência à orientação abaixo, no entanto, fique livre para complementar o que achar necessário, inclusive, pode pontuar aspectos necessários, conforme as práticas de escrita de um projeto acadêmico:

Estabelecimento de objetivos gerais e específicos.

 1)Explicação como é abaixo:

A resposta está nos propósitos do estudo, ou seja, nos seus objetivos gerais e específicos. É fundamental que seus objetivos sejam claros, pois eles nortearão todo o trabalho metodológico que será desenvolvido.

Os objetivos do trabalho: gerais (relacionados ao tema – contexto-macro) e específicos (relacionados ao assunto escolhido – contexto-micro).

2) Outra Explicação como é abaixo:

É seu objetivo amplo. Sempre será resolver o problema central da pesquisa.

O objetivo geral deverá delimitar e expressar a finalidade principal da pesquisa (projeto)

3) Para montar seu Objetivo Geral será necessário:

Aqui é uma Formula para você entender :

[TIPO VERBO] + [CAUSA HIPÓTESE] + [TEMA CENTRAL] + [DELIMITAÇÃO DO TEMA AGRUPADO] =[RESULTADO]

4) Aqui é só um exemplo para você entender:

5) Exemplo do que escrever nesse bloco:

Avaliar como as ferramentas do marketing podem influenciar diretamente numa aplicação de alteração de marca e determinar o posicionamento mercadológico da empresa após esta mudança.

[pic 4]

Revisão da literatura e identificação dos principais teóricos e teorias relacionadas ao tema.

[pic 5]

Escolha da metodologia adequada.

Para esse tópico (Metodologia),

Tenha como referência à orientação abaixo, no entanto, fique livre para complementar o que achar necessário, inclusive, pode pontuar aspectos necessários, conforme as práticas de escrita de um projeto acadêmico:

  1. Texto explicativo

A metodologia da pesquisa abarca diferentes correntes sobre métodos e técnicas variadas de pesquisa. A pesquisa deste estudo será de natureza qualitativa bibliográfica, com aplicação do método: hipotético-dedutivo. Compreende-se, conforme relata Taquette (2019), que a pesquisa bibliográfica em trabalhos qualitativos se localiza na definição da problemática e na aplicação de certas técnicas qualitativas como a entrevista, que, capturada e salva, se torna um documento que contém uma quantidade de informação que, de certa forma, é semelhante a uma grande biblioteca.

  1. Exemplo de metodologia

Neste sentido, esta investigação se fundamentará em base de dados tanto nacionais, quanto internacionais (América Latina) para o referido tema, bem como em artigos científicos que possuam descritores alinhados com a presente temática.

Para as bases de dados, buscar-se-á bibliotecas de pesquisas em base de dados de acesso gratuito, tais como a Scielo, Google Acadêmico, Scopus e PubMed. O delimitador de tempo para os achados compreende publicações nos últimos 30 anos.

As questões-chave de pesquisa emanam diretamente das questões que vêm à tona no calor do problema. Neste sentido, o presente estudo se baseia no vasto conhecimento dos efeitos negativos da violência sexual infantojuvenil e o papel do Assistente Social para o acolhimento da vítima, para abordar questões cada vez mais complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (670.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com