TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conto: para crianças na educação infantil

Por:   •  4/12/2021  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Quando o indivíduo começa a compreender aquilo que está a sua volta é quando inicia-se a prática da leitura, mesmo que ainda seja sem o livro, pois a leitura pode partir daquilo que vemos, ouvimos e compreendemos. “A leitura não se reduz a decodificações pontuais dos signos (letras, símbolos, imagens, etc.), porque implica em compreendê-los, visto que alguns sentidos atribuídos ao texto começam a ser constituídos pelo leitor, antes mesmo da sua leitura propriamente dita.” (RAMOS, 2011, p. 23).

Nesse sentido, a leitura, ainda que seja a leitura da professora para os alunos –contação de história, na educação infantil, por exemplo, é uma atividade prática essencial e que não deve ser ignorada ou subestimada. O hábito da leitura amplia essa visão que a criança vai adquirindo com a prática, aprimora-se a sua percepção de mundo, enrique o vocabulário, compreendendo que existem inúmeras palavras disponíveis para fazer parte da sua vida e, além disso, a leitura amplia o conhecimento de mundo. Em pesquisas realizadas na internet, a partir de leitura de artigos com temas correlatos, percebe-se que as técnicas disponíveis para a leitura são muitas e que, atualmente, existem inúmeras maneiras que permitem a interação da criança com essa ferramenta inovadora e preciosa, que é a leitura. Diante disso, Charmeux (2000) explica que:

hgfhfghfghfghfghfghghfghfghfghfghfgA leitura tornou-se hoje, portanto, uma ferramenta indispensável à vida em sociedade, mesmo que não levamos em conta qualquer preocupação cultural. Isto não diminui em nada sua função cultural: mesmo havendo outras formas de acesso ao patrimônio cultural, graças as técnicas audiovisuais, ler continua sendo a ferramenta privilegiada de enriquecimento pessoal, pela presença constante disponível dos objetos em que ela se faz presente, pela diversidade de modos de acesso a ela, e pela extrema economia de sua utilização, a qual lhe permite ser, a todo instante, um objeto de degustação e de prazer incompatível (CHARMEUX, 2000, p. 14).

Na educação infantil, por exemplo, “a arte de contar história em sala de aula é uma estratégia pedagógica, onde se pode trabalhar todas as propostas curriculares” (FEDRIZZI, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com