TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  25/7/2021  •  Resenha  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

LINGUAGENS DA ARTE E REGIONALIDADES  -  AJUSTES NA DISCIPLINA

1º SEMESTRE DE 2012

Iniciado:03/02/2011 11:12

Exibir Propriedades

[pic 1]

[pic 2] Responder

[pic 3]

[pic 4]

ESTACIOEDU\marcia.lisboa[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

Críticas à complexidade

Os docentes homologados para lecionar a disciplina no Campus Niterói da UNESA e o NDE do campus gostariam de registrar suas críticas à complexidade da disciplina, considerando-se o perfil do aluno ingressante no curso de Letras.

As críticas formuladas pelos docentes e pelo NDE dizem respeito não só ao material didático, comentado em outras postagens no fórum, mas também à distribuição dos conteúdos nas semanas de aula.

Constata-se entre os docentes dificuldade em seguir o programa, devido à diversidade e à densidade dos temas propostos, que contrastam com o exíguo tempo disponível para a abordagem de cada item.

O NDE do campus Niterói sugere a revisão da ementa e da bibliografia da disciplina assim que possível.

Atenciosamente,

Marcia Lisbôa

Coordenação de Letras - UNESA - Campus Niterói

[pic 10]

ESTACIOEDU\francisco.lacerda[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

nível de aprofundamento

  Acho que o mais grave a ressaltar quanto ao conteúdo desta disicplina é que ela não parece ter sido planejada para alunos do primeiro período. Ainda mais considerando que os alunos que recebemos não têm o hábito de conviver mais de perto com algumas das manifestações artísticas trabalhadas no conteúdo. É o caso das artes plásticas, particularmente.

   No que diz respeito ao conteúdo, há de ressaltar que várias editoras, como a Brasiliense e a Ática possuem farto material de introdução a muitos dos temas explorados neste plano de ensino.

  Devo ressaltar, no entanto, que há pontos de interesse relavante no plano, como é o caso da leitura cinematográfica do romance "Vidas Secas".

  Por outro lado, sugerir que a relação entre poesia e artes plásticas se resume à poesia concreta é, no mínimo, uma ingenuidade. O que dizer da riqueza plástica das imagens trabalhadas na poesia romântica, para ficar em só mais um exemplo?

  Sugerir que o diálogo entre literatura e cinema se circunscreve às adaptações das obras literárias para as telas é outra séria limitação revelada pelo plano. O cinema opera todo o tempo com plasticidade e narratividade, duas características que encontramos a todo tempo nas obras literárias em geral.

   Quanto ao tópico que trata de "semelhanças e diferenças" entre literatura e música, acho o tema por demais crucial dentro dos limites de nossa cultura para ser tratado de forma tão amadorística.

  Urge, portanto, redefinir o papel desta disciplina no currículo, qual o período mais adequado para ela. No caso de ficar decidido que deve ser mesmo o primeiro período, urge montar o material didático com textos mais acessíveis para alunos iniciantes. E, finalmente, urge repensar os tópicos do programa, em si mesmos.

[pic 16]

[pic 17]

Postado: 28/08/2011 19:46

Exibir Propriedades

[pic 18]

[pic 19] Responder

[pic 20]

[pic 21]

ESTACIOEDU\francisco.lacerda[pic 22][pic 23]

[pic 24]

   Devo ressaltar que, tendo que lidar pela primeira vez com este conteúdo, vejo-me na obrigação de fazer o mesmo que me vi obrigado a fazer para o caso de Oficina Literária: elaborar outro plano de ensino, adaptando os propósitos desta disciplina à realidade e às necessidades de nossos alunos.


[pic 25]Mostrar Mensagens entre Aspas

[pic 26]

[pic 27]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com