TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ATIVIDADE LÚDICA E CONSTRUÇÃO DE RENDA NA UAST

Por:   •  27/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE ATIVIDADE LÚDICA E CONSTRUÇÃO DE RENDA NA UAST I

Ana Beatriz

Vitor Brito

Brasília

Maio/ 2018

  1. INTRODUÇÃO

As medidas socioeducativas preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente – E.C.A. possuem em sua concepção básica uma natureza sancionatória, vez que, responsabilizam judicialmente os adolescentes em conflito com a lei. Isto não é tudo, o ECA, estabelece restrições legais e, sobretudo, determina uma natureza sócio-pedagógica para o cumprimento da medida, haja vista que sua execução está condicionada à garantia de direitos e ao desenvolvimento de ações educativas que visem à formação da cidadania.

Conforme disposto no DECRETO N° 32.716, DE 1° DE JANEIRO DE 2011, que dispõe sobre a estruturação administrativa do governo do Distrito Federal, a Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal – SECRIANÇA assumiu a gestão do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, mediante estabelecimento de arcordos, convênios com organizações governamentais, não-governamentais, voluntários.

Sendo uma das Medidas Socioeducativas previstas no E.C.A., a Medida de Semiliberdade é a medida mais restritiva de liberdade depois da Medida de Internação e sua função é aliar o aspecto sancionatório a um processo pedagógico de ressocialização mais efetivo através do cumprimento efetivo de regras de convivência familiar e comunitária, oportunizando ao adolescente a formação de valores e atitudes construtivas e a participação solidária no trabalho, família e sociedade.

  1. JUSTIFICATIVA

A medida Socioeducativa de Semiliberdade conforme o E.C.A, conforme Artigo 120 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, in verbis:

Art. 120. O regime de semi-liberdade pode ser determinado desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades externas, independentemente de autorização judicial.

        § 1º São obrigatórias à escolarização e a profissionalização, devendo, sempre que possível, ser utilizados os recursos existentes na comunidade.

        § 2º A medida não comporta prazo determinado aplicando-se, no que couber, as disposições relativas à internação.

No sentido de efetivar as ações determinadas no E.C.A. urge a celebração de acordos, convênios com pessoas e instituições inseridas no processo de responsabilização social e que promovam a transformação da sociedade onde estão inseridas.

O PROJETO:

         Consiste em fazer oficinas e ensinar aos sócio-educandos o “Tricotim” que é um tricô simples, feito sem agulhas e originados na França. Recentemente foi redescoberto pelos artesãos e está fazendo sucesso na decoração. O tricotin, I-Cord, rabo de gato é uma técnica bem antiga usada para fazer cordas e hoje esta sendo usada para fazer mobiles e enfeites com palavras decorativas.

        Com o aprendizado desta técnica estaremos oportunizando ao jovem descobrir uma profissão, ajudar no sustento da família, um lazer, uma atividade para passar o tempo ocioso na Unidade.

Nossa meta é atender a todos os socioeducandos vinculados a Semiliberdade de Taguatinga de forma livre e consciente, sem imposição. Acreditamos que desta forma os resultados sejam melhores e mais duradouros. No futuro a oficina pode ser estendida aos familiares dos  jovens possibilitando a criação de uma cadeia produtiva informal que possa formar uma rede de proteção para a família e o jovem atendido por esta Unidade. A oficina será realizada uma vez por semana nas dependências da Semiliberdade de Taguatina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (363.8 Kb)   docx (270.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com