TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

Por:   •  26/8/2017  •  Abstract  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: Fundamentos do Ensino da Arte

CÓDIGO: EDU5110

CURSO: Pedagogia

PERÍODO: 3º e 4º

PROFESSORA: Ms. Carla Machado

DATA: 24/08/2017

TEMA:    Quem canta seus males espanta!

Gestores:

Componentes:

Amanda Coelho Noleto

Ana Karolina Gomes

Ana Lucia da Silva

Bianca Ribeiro Oliveira

Haila Paola Alves

Renatha Maria Dantas

Ruth Souza Ribeiro

Tayrone Vieira Carsoso

Thaynã Virginia Cardoso

Bibliografia : BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC; SEF, 1997.

SNYDERS, George. A escola pode ensinar as alegrias da música? 3.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

Quem canta seus males espanta!

        Ao pensar em ludicidade no processo educativo, os pedagogos contam com uma excelente ferramenta, a música, dando norte para a aplicação de conteúdo, para o desenvolvimento global da criança, preparando o ambiente para que seja favorável ao seu crescimento cognitivo, social e motor.

        O ser humano nasce com a necessidade de se comunicar com o mundo e de interagir com ele, e a música serve de instrumento para a interação e socialização da criança com o meio.

        Através da música o professor pode conhecer mais do aluno, e o ambiente em que ele está inserido, respeitando a diversidade, dando espaço para que exponha o seu gosto musical, trabalhando os problemas sociais vivenciados pela criança, em um contexto lúdico, incentivando o eu artístico da criança, sempre com um uma proposta pedagógica e dentro de um contexto.  

 

Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção. (PCN, 1997 pg 53)

Hoje é muito grande o número de pessoas que não conseguem interpretar textos, músicas, esse dado pode acontecer pelo pouco acesso a textos, leitura prazerosa, e a interpretação de músicas conta como um fator positivo nessa abordagem.

Habituados a ouvir uma música e buscar sua interpretação expressa em palavras, é algo costumeiro de todo bom leitor, porém precisamos salientar que, em uma música, além de sua letra é de suma importância a composição melódica, fato esse que a torna especial para cada ouvinte, aposto que têm significados diversos para o ouvinte.

Procurar uma canção pela alegria que ela desperta nas crianças é algo muito importante na educação infantil, fazer interagir unir a um grupo, exprimir um sentimento ou comportamento muitas vezes não demonstrado, é reconhecer o aluno nas expressões musicais, nos gestos, na fala no som em sua singularidade.

O professor coleta dados, seleciona melhores canções e apresenta à sua classe, cabe ao aluno, se sentir atraído ou não por aquela música, aí está a necessidade de diversificar as músicas, apresentar variados ritmos.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com