TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO: ESTRANHOS COMEÇOS DE E. GOMBRIC

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Para abordar as manifestações do homem pré-histórico, das culturas ditas primitivas e da América Antiga, como autor compreende os diferentes sentidos da palavra arte?

O autor entende os diferentes sentidos da palavra arte, através da compreensão de suas particularidades, pois a mesma é expressa através de pinturas, esculturas, edificações de templos e casas, tessitura, etc., por isso, o autor aborda essas manifestações do homem pré-histórico não como obras de arte, mas sim como objetos com finalidades já definidas.

Com isso, o autor quer dizer que tudo o que surgiu das sociedades antigas é arte, entretanto não é entendida no sentido da beleza e da admiração, como acontece hoje, mas é arte quando se analisa a especificidade da obra em si, ou seja, o conceito de arte ainda é compreendido por grande parte dos leigos como obra-prima que revela um conceito específico de beleza, entretanto a arte é capaz de transmitir sensações e percepções que afetam todo nosso corpo cognitivo, afetivo e perceptivo nas mais diversas formas, estando no conceito daquilo que é belo ou não.

O Autor ignora como a Arte começou e também quando teve início a linguagem, mas, acredita que nenhum povo exista no mundo sem Arte.

2 – A “arte” da Pré-história e dos chamados povos primitivos está relacionada a determinadas funções. Reflita sobre isso utilizando exemplos do texto.

Para as civilizações primitivas não havia divergências entre construir e desenvolver imagens utilitárias, logo as cabanas, sua moradia, eram lugares que serviam para protegê-los do sol, da chuva, do vento e dos espíritos que eles acreditavam que controlavam a natureza.

As imagens eram construídas para protegê-los contra outros poderes, que para eles eram tão reais quanto os da natureza, assim como as pinturas e as estátuas que também eram construídas com intuito de realizar trabalhos de magia.

Logo, é possível compreender que, o que hoje para nós é arte, para as civilizações da pré-história eram meros objetos que possuíam funções específicas, como por exemplo, as estátuas, que para eles eram um objetos utilizados para realizar trabalho de magia, mas que, para a sociedade atual, é algo bonito de muito valor para ser admirado.

3 – Reflita sobre a relação entre ideias, técnicas e os resultados das formas/aparências das manifestações artísticas desses povos.

Analisando o texto “Estranhos começos”, de E. Gombrich, foi possível identificar a relação entre ideias, técnicas e os resultados das formas/aparências de manifestações artísticas desses povos.

Compreende-se que os povos primitivos eram vagos no que diz respeito ao que é real e o que é imagem. Eles viam nas imagens algo real que existisse e pudesse ser a solução ou problema. Essas ideias hoje são consideradas importantes por que podemos compreender melhor as pinturas antigas.

O texto também nos passa que em muitas tribos existiam cerimônias em que as pessoas colocavam máscaras de animais acreditando serem os próprios, ou seja, eles acreditavam que poderiam ser tanto humanos quanto animais, ou seja, eles não tinham sentindo do que era representação e realidade.

O domínio técnico era presente naquelas Artes, pois assim como temos as nossas técnicas, por exemplo, para eu fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com