TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES RELACIONADAS AO TEXTO: '' Será que as redes sociais estão substituindo os intelectuais?"

Por:   •  17/8/2019  •  Abstract  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES RELACIONADAS AO TEXTO: '' Será que as redes sociais estão substituindo os intelectuais?"

1- Qual o ponto central do texto ?

O ponto central do texto é uma análise sobre o populismo e fake news, onde o autor expõe seus vários problemas, de forma que também disserta uma crítica aos intelectuais e suas responsabilidades perante este cenário. Além disso o autor ainda apresenta alternativas e possíveis soluções para o problema da desinformação e mostra como isso causa ameaças à sociedade.

2- O que o autor quer dizer com a frase : “Como se essas elites profissionais intrusas da adesão emocional imediata ao chefe fossem não só dispensáveis como também inimigas” ?

Nessa frase, o autor quer dizer que o populismo e a cultura do fake news, acabam criando um tipo de ''intelectual'', cuja base se apropria do apelo emocional da massa popular para vigorar suas ideias, e os  profissionais capacitados de mediação como jornalistas, acadêmicos, e outros intelectuais são tratados por estes  como desnecessários e também oponentes.

3- Qual a (auto) crítica que o autor faz aos intelectuais ?

O autor deixa explícito que toda essa cultura de fake news e desinformação também é culpa dos intelectuais , de forma que eles também são responsáveis pelo meio de falsa intelectualidade que vivemos hoje. Além disso são atreladas  5 culpas aos intelectuais, dentre essas elas estão : arrogância, responsavél por ter uma cultura que não é acessível a grande massa popular; traição, está provocada pelo abondono da capacidade crítica deste para se tornar mensageiro de uma ideologia sem questioná-la ; descumprimento da deontologia profissional,como seus deveres críticos; autossatisfação da qual se crê, ser superior aos demais,implicando cada vez mais em um distanciamento popular e a  violência do poder simbólico que gera exclusão e opressão.

4- O que significa “cultura científica” ?

Cultura Científica é o modo de como a ciência vê o mundo, através do método cientifico.

5- Qual a conclusão do autor ?

O autor conclui que é possível sim, os intelectuais serem substituídos pelas redes sociais, porém apenas se negarem a dupla responsabilidade de conhecer e agir. Desta forma propõe que é preciso um combate a desinformação pregada por individuos que se apropria do populismo e para isto é preciso ter noção da complexidade e das dificuldades da situação presente, defender e praticar a razão hermenêutica e comunicacional, a mediação, produzir e circular conhecimento,e  não ignorar as novas formas comunicacionais, tendo que conhecê-las, compreendê-las e frequenta-las.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com