TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEASE SOBRE O PÓS - IMPRESSIONISTA

Por:   •  29/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

CURSO DE ARTES VISUAIS

RELEASE SOBRE O PÓS - IMPRESSIONISTA

Valmira Sabino da Silva

Teresina-PI

Junho de 2018

                Pós-impressionismo é a expressão utilizada para definir um período artístico europeu iniciado no final do século XIX e, como seu próprio nome indica, designaste da época seguinte ao auge do Impressionismo. Assim, geralmente se diz que o Pós-Impressionismo se inicia em 1886, em que ocorre a última exposição impressionista, e continua até a primeira década do século XX, quando começam as vanguardas artísticas.

                Apesar desta limitação cronológica relativamente bem definida, há algumas obras consideradas pós-impressionistas fora desse período. Isto se deve principalmente ao fato de que a "era pós-impressionista", embora mal abranja duas décadas, foi um momento de grande inovação artística e de surgimento de notáveis e criativas mentes. Escolhi uma inspiração em Van Gogh, um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna. O que chegou a me chamar atenção, foi do pintor ter sido considerado como um louco, sua sendo ela consequência do constante contato do pintor com trigais, que nos chegam de seu comportamento, hoje se pode afirmar com segurança que se tratava de um caso de depressão.

Esse envolvimento com a pintura trouxe obras fantásticas, e gostaria de retratar essa inspiração misturada com a melancolia quanto ao envolvimento e paixão do pintor com a natureza, onde o qual gostava de realizar caminhadas solitárias e prolongadas por bosques e florestas.

O coração do homem é muito parecido com o mar, ele tem suas tempestades, suas marés e suas profundezas; ele tem suas pérolas também.”

Van Gogh

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com