TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão de Textos

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.238 Palavras (21 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 21

                                    [pic 2]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Luan – RA: 1523765

JANUÁRIA – 2015

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

1.2 O fax do Nirso

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).

1.4 Uma pescaria inesquecível.

1.5 A Folha amassada.

1.6 A lição dos gansos.

1.7 Assembleia na Carpintaria.

1.8 Colheres de Cabo Comprido.

1.9 Faça parte dos 5%.

1.10 O Homem e o mundo.

1.11 Professores reflexivos.

1.12 Um Sonho Impossível?

1.13 Pipocas da Vida.

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

Devido a grande variedade de cultura existente no mundo, e até mesmo aqui no Brasil, podemos observar que determinadas ações podem ser consideradas falta de educação para algumas pessoas, porém, essas mesmas ações são extremamente importantes para outras pessoas, e podem ser fatores determinantes para demonstrar agradecimento, gentileza carinho e afeto. Isso pode ser evidenciado no simples convívio entre gerações, quando alguns grupos de jovens se cumprimentam de forma generalizada, em quando nos grupos de pessoas de mais idade, estes fazem questão de se cumprimentarem individualmente. Para o primeiro grupo isso é uma chatice  e para o segundo grupo não fazer isso é falta de respeito e de educação.

Ao apontarmos a falta de educação em uma pessoa, na realidade estamos demonstrando que essa pessoa não segue os costumes de nossa sociedade, e isso ocorre por desconhecimento, negligencia ou até mesmo por pertencer a um grupo de pessoas com convicções diferentes.

A preocupação dos índios em apresentar uma recusa ao oferecimento feito pelos governos signatários é de que demonstrando alguma falta de respeito poderiam abalar as relações de paz entre os povos. Eles teriam que ter muito cuidado em não ferir os costumes sociais dos povos em questão.

Os povos são conhecidos pelas suas tradições, e essas representam o uso e costumes desse povo, o que reflete na criação das regras sociais, tudo isso baseado da experiência de vida dessa sociedade, e isso implica em diferentes sociedades com diferentes costumes e portanto com diferentes tradições como ocorre em todo o mundo, onde podemos observar Países que cultuam uma determinada religião diferente da de outros Países.

Hoje em dia, aqui no Brasil, devido a modernização do ensino, a expressão “Educação”, extrapolou a base de seu significado, o que antes era visto apenas como uma atitude social, ou seja, ter educação é ter boas maneiras, e a exemplo do ditado popular, educação vem de berço, é coisa que se aprende em casa. Por outro lado, o conhecimento técnico era repassado nos estabelecimentos de ensino Escolas, Colégios, Faculdades e outros. Com isso, a expressão Educação acabou tomando proporções atingindo um status muito mais elevado, representando a soma de todo conhecimento prático e teórico adquirido dentro e fora dos estabelecimentos de ensino.

Com o passar dos anos a raça humana foi evoluindo, buscando princípios de igualdade, para os homens, mulheres e pessoas de todas as cores e raça. As culturas de diversos povos foram se misturando e se transformando em novas culturas. Através dessas novas culturas, o que era regra deixou de ser e muitas tradições perderam seu significado, passando a valer os novos paradigmas. Hoje após tantas transformações, podemos observar a humanidade com novos olhos.

A educação está diretamente ligada à cultura de um povo, ela é representada pelo uso e costume local. Devido a diferença dos vários tipos de cultura, podemos afirmar que, temos diversos tipos de educação, como por exemplo, aqui no Brasil e em diversos outros países, entrar em casa sem tirar o sapato é uma atitude normal, porém para os Japoneses, o correto é tirar o sapato. O mais importante nisso tudo é que devemos ter a consciência que tudo é mutável, o que é regra hoje poderá não ser amanhã. Antes o habito de fumar em qualquer lugar era um direito do fumante, hoje já temos uma grande restrição a isso, inclusive em relação a divulgação do uso do cigarro.

O que podemos perceber é que em todo o mundo os países colonizados, como Estados Unidos e Brasil, tiveram muita influência da cultura dos países colonizadores, e no caso do Brasil, podemos ver a miscigenação de culturas, pois além da cultura Portuguesa, temos em nossa educação a influência também de cultura de diversos outros povos, como índio, negro, alemão, italiano e outros.

Hoje, através da internet, das redes sociais e outros meios de comunicação, podemos conhecer e absorver a cultura de outros povos sem sair de nosso país, demonstrando que um país pode influenciar o outro mesmo sem estar colonizando o outro país.

Devido a influencia da globalização, e da participação dos países em organizações internacionais, a educação técnica dos povos está cada vez mais padronizada, pois as escolas estão transmitindo informações sociais baseadas em padrões internacionais.

Concluindo a reflexão sobre a carda dos índios, temos como ponto principal a diferença de pensamento em relação a definição de homem, pois os brancos através de seu conhecimento querem transformar os índios em pessoas iguais a eles, mas dentro da visão dos índios, eles desejam é que o branco seja igual a eles, homens capazes de enfrentarem as dificuldades da natureza.

1.2 O fax do Nirso

A nossa reflexão sobre o texto “O fax de Nirso”, irá ter como foco o conhecimento.

Hoje os grandes responsáveis pela transmissão de conhecimento são as Escolas, faculdades e Instituições que promovem cursos técnicos, porém, eles estão muito mais voltados para a capacitação técnica do que para a capacitação social. Essa função dessas entidades é muito importante para a formação de profissionais que necessitam do conhecimento técnico, como médicos, engenheiros, dentistas e outros. Já em outras atividades cujo o conhecimento técnico não é tão relevante, temos pessoas que se sobressaem mesmo sem ter frequentado uma instituição de ensino, o que não tira o mérito dessas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (298.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com