TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões para um melhor processo de ensino- aprendizagem

Por:   •  2/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

          Aluna: Cintia Heloisa Arcanjo Florentino      R.A.= 1547303

POLO: Barra do Piraí

2015

Reflexões para um melhor processo de ensino- aprendizagem

Diante das História da Educação pode- se observar que ao longo do tempo a educação obteve grandes avanços.                                                                                                                                                             As teorias de grande estudiosos contribui bastante para se entender cada fase da infância como o estágio sensório- motor, estágio simbólico e o estágio conceptual ( Piaget ) ou a fase oral, fase anal, fase fálica, período da latência e a fase genital ( Freud ) dentre outros.
 E, hoje ainda vai além estes estudos entendendo- se o porquê de um aluno ser hiperativo ou ser portador de algum transtorno global. Além da inclusão que é o tema de maior repercussão nos últimos tempos.

Porém, somente teorias não é o suficiente. Acredita- se que o primeiro passo para uma educação de qualidade é comunidade X escola trabalharem juntas. Pois apesar de tantas conquistas como a educação igualitária para todos observa- se que muitos alunos estão em distorção série- idade, muitos alunos passam de um ano escolar para o outro sem noções básicas de leitura e escrita, cálculos básicos de adição e subtração.

 Então, a carência de aprendizagem ainda está muito grande. E, onde está o erro? Difícil dizer, pois alunos de escola públicas atualmente recebem cada um o seu material didático, uniforme, até tênis em algumas escolas municipais, para os que moram longe ou ganham passe escolar ou o ônibus da empresa que presta serviço para prefeitura vai busca- ló na porta de casa.

Então, se no passado com tantas dificuldades, poucas acessibilidades alunos lutavam para estudar, hoje com tanta praticidade alguns alunos estão desmotivados, desinteressados. Talvez por  questões pessoais podem interferir na vida escolar dos mesmos.

 Por isso, reforço em dizer que se comunidade e escola trabalharem juntas conseguirão resgatar muitas crianças e jovens.

Ao professor em sala de aula vale ficar atento a sua clientela. Utilizar de teorias para tentar ajudar seu aluno. Pois, as vezes está tão evidente que o mesmo necessita de um suporte de outro profissional como um psicólogo, por exemplo e a família por ser pouco instruída não sabe como orienta essa criança, em alguns casos acha que é pirraça, que a criança está fazendo aquilo só para chamar atenção. Mas, após o alerta do professor cabe a família procurar o especialista necessário para diagnosticar e tomar as providências necessárias.  

Muitas das vezes é o que falta para o aluno ter um bom rendimento na escola.

Enfim, para um bom processo de ensino- aprendizagem necessita- se um olhar especial da escola e da família para cada aluno pois só assim formará excelentes cidadãos que visem um futuro melhor com mais igualdade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com