TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: RELATÓRIOS REFLEXIVOS CONTENDO AS INFORMAÇÕES SOBRE A ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

   POLO INTERAÇÃO

                        CURSO PEDAGOGIA 6° SEMESTRE

   DISCIPLINA ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

 

                               ELISABETE COENE ROLON            RA 414663

                                    EVA JARA                                             RA 434602

                                    MARIA JOSE C. PANTOJA               RA 1299206563

                                    ZENILDA ROMERO BOEIRA          RA 422054

TEMA: RELATÓRIOS REFLEXIVOS CONTENDO AS INFORMAÇÕES SOBRE A ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

        

        

 TUTOR A DISTÂNCIA:  MARIA CLOTILDE BASTOS

   

   CAMPO GRANDE MS 

SETEMBRO DE 2015.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar e estudar como a arte tem promovido na educação. Elaboramos aqui textos reflexivos sobre o papel da arte, relacionando-as nas práticas artísticas, de artesanato, recreação. A seguir analisaremos a importância dessa modalidade, e ainda a contribuição dentro da sociedade contemporânea.

Sabemos que é importante para nós futuros pedagogos pensar em arte, principalmente na Educação Infantil, onde as crianças são capazes de criar, e ainda de se expressarem através da arte, para assim de uma forma mais significativa ingressar no processo de ensino-aprendizagem.

Adquirindo assim esses conhecimentos e conteúdos, poderemos promover em sala de aula aulas com habilidades, atualizadas para nossos futuros alunos.

   Memórias Escolares Relacionadas A Práticas Artísticas, De Artesanato, Recreação E Outras

Memória escolar da aluna Elizabete

O Eixo temático da época era voltado para diversas modalidades da  disciplina, como a musica, o artesanato, pinturas, que eram desenvolvidas de acordo com as datas comemorativas do ano,  como dias das mães, dos pais e semana da pátria, épocas de folclore e natal, porem não tínhamos nenhuma informação a cerca  de pintores, cantores, escultores e cultura que influenciaram a sociedade.

Memória Escolar Da Aluna Eva

   Na época em que eu estudava as aulas de Artes eram chamadas de Educação Artística, lembro que em todas as séries era uma única professora para todas as disciplinas, não havia muitos recursos, nossos materiais eram basicamente: Caderno de desenho, lápis de cor, tesoura e cola branca (na maioria das vezes eram artesanais, feito por nossas mães ou pela professora, pois nem todos podiam comprar e a escola não oferecia.).

   As aulas aconteciam uma vez por semana e tudo dependia da criatividade da professora, que sempre procurava trabalhar com as datas comemorativas. Lembro-me de uma vez quando estava no terceiro ano, à professora pediu para que levássemos latas de leite em pó, ela havia comprado retalhos de tecidos estampados e cada aluno pôde decorar a seu modo a lata e entregar como lembrança do dia das mães, foi o melhor presente que eu mesma pude fazer e dar para minha mãe.Não tenho muitas lembranças desse período, mais dentre esses aprendizados posso relatar que aprendi sobre as cores primárias e secundárias, dobraduras e flores com papel crepom.

Memória escolar da aluna MARIA JOSE

 Durante meu período escolar, a disciplina de Artes, foi muito significante na Ed.Infantil estudei em uma escola de freiras e padres onde a arte era muito valorizada, tínhamos aulas de musica,pintura, teatro e noções de tudo que se referia a essa disciplina como pintores, cantores e artistas renomados.

Memória escolar da aluna ZENILDA

Minhas memórias dessa disciplina são muito simplórias, minha escola era rural, onde o principal objetivo era letramento e alfabetização, o que  lembro desse tempo eram os trabalhos feitos na época  do dias comemorativos, tínhamos como recurso apenas papel e lápis de cor, o professor da sala desenvolvia todas as disciplinas  inclusive a de artes que era conhecida  como educação artística.

Nos dias atuais podemos observar que essa disciplina esta muito valorizada, e se tornou uma disciplina de grande importância para formação de alunos e influenciando para que eles tenham sensibilidade para desenvolver as demais disciplinas.

REFLEXÃO

O modelo educativo da expressão da criatividade, vivenciado por nos acadêmicos nos primeiros anos da Educação Básica, não eram muito das melhores, a arte não eram das mais criativas, mas mesmo assim existem memórias de aulas expositivas de artes. Infelizmente parecia que as aulas de artes eram simplesmente uma ocupação a mais, pouco se ensinou de arte. Hoje, muito se foi mudado nas aulas de práticas de artes, já que na educação infantil, já existem a disciplina de artes, incluído no currículo escolar, os alunos desde cedo tem sido incentivados a aprendem a expressar, criar e ate mesmo recriar. Propomos uma aula expositiva, onde alunos são colocados de forma diferente em sala de aula, ou ate mesmo colocando alunos em espaço físico e exposto ao tempo e assim iniciar a aula trabalhada.

O papel da arte na Educação Contemporânea

         O mundo vem mudando muito, a pós-modernidade vem provocando ainda grandes mudanças na sociedade, essa mudança, vem refletindo muito no papel da arte na educação contemporânea, onde a maior preocupação é a multiplicidade de culturas. Muito tem se pensado em uma resposta aos novos desafios da educação envolvida no processo de criar, recriar, fazer arte.

        A arte envolvida com a educação pode favorecer a uma reflexão de uma sociedade melhor. O papel da arte nos últimos tempos é estar envolvida na diversidade cultural, fazendo com que cada aluno conheça e aprenda respeitar, com o objetivo de identificar, defender e ainda promover os interesses comuns da comunidade, visando que além de um quadro comum de referências de artista nomeados, onde foi instituído naturalmente em torno dos tempos. Em fim as resposta aos novos desafios da arte na sociedade contemporânea é: A arte tem que se preocupar em estratégias e ações que garantam um espaço de cultura diversificada, abrindo então o pluralismo, diversificando o gênero, a diversidade cultural, etnias, e outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com