TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme "Adeus, Lenin."

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Do Filme "Adeus, Lenin.". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de Oficina de Redação Criativa

“ADEUS LENIN”(2003)

1- Resposta:

O filme se passa em uma alemanha oriental recém reformada, apos a queda do muro de Berlin as pessoas começaram a trafegar livremente entre os dois lados.Dessa maneira, os alemães do leste, lentamente foram absorvendo o quotidiano capitalista que contrastava com o ideal socialista ao qual eram impostos previamente.A trama da narrativa intercepta um jovem que tenta lidar com a situação de saúde de sua mãe, recém saída de um coma, e tenta de uma maneira completamente dedicada de impedi-la de ver o pais que ela tanto amava ceder aos ideais capitalistas.

Dessa maneira encontramos essas duas categorias temporais no filme, uma real, onde o personagem principal se encontra, a da Alemanha recém reunida, acompanhamos a sua passagem a vida adulta e toda essa junção de cultura que o contacto com o padrão capitalista proporciona. A outra diz respeito a realidade alternativa que ele cria para sua mãe moribunda, para que ela nao sofra mais alem de com seus atuais problemas de saúde .

2- Resposta:

A relação espaço e tempo na narrativa em si se da de maneira linear, com poucos flashbacks, e de maneira clara e direta. A historia se passa na alemanha oriental no ano de 1990 onde um jovem decide criar uma realidade alternativa atraves de recursos mirabolantes para iludir sua mae recem saida de um coma.

3- Resposta:

O filho põe-se a criar uma realidade alternativa na qual o país ainda se encontra sob um regime socialista, tal qual sua mãe defendia com muito esmero. Ele faz isso se utilizando de recursos um tanto mirabolantes. Cria programas de tv ambientados no passado com ajuda de um amigo aspirante a director de cinema,reutiliza embalagem de produtos que sua mãe costumava consumir na época em que vivia normalmente, convida antigos amigos de sua mãe para fazê-la companhia e ajudarem na sustentação dessa realidade e usa corais infantis típicos da época socialista para cantarem pra ela ocasionalmente.

4- Resposta:

Ele se usa do Incidente para criar uma realidade completamente oposta da que estava realmente ocorrendo no país. Através de um boletim jornalístico criado por ele e seu amigo, leva sua mãe a pensar que os capitalistas da Alemanha ocidental tenham se rebelado contra o governo e buscam refugio na alemanha oriental onde, supostamente, o ideal do socialismo estava prosperando de maneira forte.

5- Resposta:

O primeiro momento identificável seria a queda da mãe do personagem durante a manifestação, que da inicio aos seus problemas de saúde e a induz a um coma. O segundo momento seria quando os personagem se dão conta do contexto histórico em que estão inseridos e devem lidar com as mudanças que estão ocorrendo ao seu redor. O terceiro seria o momento em que a mãe desperta do coma e seus filhos devem lidar com todo o encobrimento da realidade para que ela nao surte. Então seguimos para o momento em que ela sai andando de seu quarto, até então ambiente esse totalmente controlado pelo plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com