TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Olivers

Resenha: Resenha Olivers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Abandonado quando ainda era muito pequeno, Oliver Twist é forçado a viver em uma casa de correção, é escolhido pelos amigos para reivindicar mais comida e por isso é vendido ao dono de uma funerária. Desesperado, embora determinado, Oliver consegue fugir para as ruas de Londres. Sem dinheiro e completamente sozinho, acaba se envolvendo com Ganges de rua, caindo em uma armadilha, ao final é adotado.

O filme é uma adaptação de um livro de Charles Dickens e mostra a realidade e o preconceito existentes no meio social. Costumes, vestes, mentalidades e modos de vida. Uma das melhores cenas é a chegada de Oliver Twist a Londres, uma cidade pesada, opressiva, com ruas cheias de gente onde cada um tem de tomar conta de si próprio, retrato não apenas da época, mas de um fato realístico presente no mundo até hoje. Outra cena para recordar é aquela em que Oliver pede mais um prato de comida. O tutor com aquela pronúncia arrogante e num tom de extrema surpresa: \"Ele pediu mais!\". E expressa um sorriso diabólico nos lábios, como alguém que planeja algo arrepiante.

A história se passa durante a Revolução Industrial, no século 19, época de grandes transformações sociais e econômicas na Inglaterra, na verdade o filme é um retrato da sociedade londrina, uma crítica social, já que a economia crescia enquanto a população enfrentava uma enorme crise financeira, vendendo sua força de trabalho em troca de um salário de fome.

Um filme emocionante que aborta a questão da delinquência juvenil causada pelas precárias condições de vida da sociedade, que só se importava com o lucro e não se preocupava com o seu povo.

Oliver Twist é um retrato da época, das desigualdades e dificuldades das pessoas, principalmente dos órfãos, que viviam à margem da sociedade, sem instrução, eram excluídos. O preconceito predominava, e quem tinha as melhores oportunidades era o mais favorecido, considerado da alta sociedade.

O que vemos nesse filme até parece história de ficção científica, algo improvável, mas quem pode afirmar que no mundo moderno em que vivemos não existam muitos ''Olivers'' por ai! Crianças órfãs que depende inteiramente de estranhos para ser educado, e ser preparado o mercado de trabalho tornando-os livres e independentes. Numa época de grande mudança, onde a sociedade tinha que interagir com os novos avanços na indústria, ciência, cultura, educação, quem não tinha nenhum apoio realmente passava necessidade. Quão diferente seria se junto com os avanços da época os seres humanos avançassem em um mundo onde prevalecesse à igualdade, sem preconceito, onde direitos, deveres e oportunidade seriam iguais para todos. A sociedade hoje certamente hoje estaria em nível de caráter mais elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com