TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Modernismo

Monografias: Resenha Sobre Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.873 Visualizações

Página 1 de 3

A Arte Moderna pode ser intitulada pelos variados movimentos artísticos que surgiram no inicio do século XX, principalmente na Europa. Muitos não chegaram a se organizar enquanto escolas com manifestos e programas, mas outros apresentam objetivos e teorias definidas. Mesmo com toda a variedade de propostas plásticas e teóricas, a conversa entre esses movimentos era inevitável, seja na forma de confronto ou enquanto influencia estética. O grande contato com a literatura, cinema e outras manifestações artísticas aumentou a preocupação com os conceitos, as teorias e as ideias que controlavam e preparavam a natureza do próprio objeto de arte. O envolvimento político e social de muitos movimentos da Arte Moderna também refletia a necessidade de compreender as mudanças pelas quais o mundo estava vivendo, como as experiências da primeira e segunda Guerra Mundial, a industrialização e urbanização das cidades, os avanços da tecnologia e da ciência, o progresso social e as revoluções populares. Todos esses temas estavam presentes de forma mais. O Modernismo acompanhou as mudanças inicialmente oferecidas pelo Impressionismo e a partir deste ponto assumiu uma posição critica em relação às convenções artísticas acadêmicas, aos temas oficiais e à própria maneira de se representar a realidade.

Mas como saber o que é o modernismo? Charles Harrison disse em sua obra Modernismo, que é necessário atentar para a diferenciação entre os conceitos de Modernização, Modernidade e Modernismo. A modernização acontece a partir de quando ocorre a revolução industrial, que em consequência surge novas formas de organização e desdobramentos da produção. Temos como resultado da modernização a modernidade, ela se revela como uma experiência acentuada do tempo, em que os indivíduos são totalmente controlado pelo tempo.

O artista da modernidade encontra vários problemas para captar os sentimentos profundos, tais como felicidade, amizade, amor, em um mundo em que tudo se parece ser muito superficial, e que nada se parece concreto. Não foi fácil para estes artistas serem aceitos pela crítica que já estava acostumada com padrões estéticos bem definidos, mas, aos poucos, suas exposições foram aumentando e o público passou a aceitar e entender as obras modernistas.

O termo Arte Moderna engloba as vanguardas europeias do inicio do século XX, sendo que as principais são Cubismo, Expressionismo, Surrealismo, Impressionismo, Dadaísmo e o Futurismo.

Dentre elas, pode-se destacar uma o futurismo. Ele tem o objetivo de criar obras com o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. As obras plásticas desse estilo são criadas a partir de pinceladas rápidas, traços repetidos nas figuras, os artistas querem mostrar os vários acontecimentos ao mesmo tempo, eles adaptam técnicas do cubismo. Já na escultura os futuristas fazem trabalhos experimentais com vidro e papel. Pode-se dizer que as características do futurismo são pinturas com uso de cores vivas e contrastes, sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Na arquitetura o Futurismo aparece como uma arquitetura anti-histórica, caracterizada por longas linhas horizontais que sugerem movimento, velocidade e urgência. O movimento atraiu não só os poetas, músicos e artistas mas também uma série de arquitetos.

Temos também o Dadaísmo, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com