TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de "O Efeito do Cor" - Kandinsky

Por:   •  22/4/2021  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU

LETÍCIA CABRAL JOSÉ RA.3833378

AVALIAÇÃO A3

Resenha do Texto “O Efeito da Cor” de Wassily Kandinsky

São Paulo – SP

2020

Resenha

Nas artes, o uso da paleta de cores sempre foi importante e os seus efeitos só são compreendidos quando analisados. No texto “O efeito da Cor”, Kandinsky aborda as sensações causadas em nós pelas cores. A primeira sensação é física, quando nossos olhos veem alguma cor, nos admiramos com a sua beleza e isso nos agrada, nos deliciamos. Em seguida, nos acostumamos com ela, e por ser uma sensação física é de curta duração. Assim, eventualmente nos esquecemos de tal sensação.

A cor pode também provocar sensações mais profundas, se transformando em uma vivência. Toda experiência vivida pela primeira vez, causa algo que toca nossas almas. Conforme o tempo, colecionamos experiências que nos trazem o conhecimento, armazenado no cérebro. O primeiro interesse mais intenso desaparece então. Já sabemos como os objetos e outras coisas funcionam, o mundo vai se tornando indiferente aos nossos olhos.

No estágio mais avançado do ser humano, Kandinsky diz que os objetos e seres adquirem um valor interno, uma ressonância interna. E assim é com a cor, mesmo o estimulo mais simples é de natureza diferente. Os olhos são estimulados mais intensamente pelas cores mais claras e quentes como o vermelho-escarlate. O amarelo machuca os olhos se olhado por muito tempo, e o azul ou verde causa uma sensação de repouso.

Em outro estágio, se observa o efeito psíquico. Nele é causada uma vibração espiritual, como nomeia o texto. Não se sabe se é um efeito direto ou que acontece por associação. Está conectado com o corpo, um abalo psíquico causaria outro, por associação. Assim, a cor despertando uma lembrança física. Como a cor vermelha pode causar uma sensação parecida com as chamas do fogo. Outros sentidos também são atiçados. Existem cores que apresentam uma sensação áspera ou aveludada. Também há as que são “perfumadas”. Na cromoterapia, as cores são usadas para tratamento de doenças. A associação não seria suficiente para explicar todos esses efeitos, pois eles também são vistos em animais e plantas.

Para Kandinsky, a cor exerce um efeito sobre a alma e esse efeito pode ser prazeroso ou doloroso. Os seus estudos são de grande relevância para as artes. A utilização correta das cores pode ser de grande relevância para o reforço da mensagem passada na obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com