TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Monografias: Filme: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 5

O HOMEM QUE MUDOU O JOGO – MONEYBALL

Primeiramente, o filme “O Homem que Mudou o Jogo” conta a história de carreira de um homem, os sonhos deste gerente geral e ao mesmo tempo aborda o gerenciamento de projeto e a sua estruturação econômica sistêmica. O processo dinâmico do jogo (neste caso o baseball) e a relação de todos seus componentes ativos (jogadores, conselheiros, diretores, administradores), constituem os rumos da trama. Contudo, em um time de baseball, Billy, tem a responsabilidade de montar um time vencedor para disputar o torneio de seu Estado. Todavia, Billy, o ex-atleta precisa descobrir um método eficiente de contornar o problema financeiro, estrutural e psicológico, por meio de um processo diferenciado do mantido anteriormente e atualmente por seu clube. E apesar da falta de dinheiro em caixa, Billy tentará contornar o problema, ao que parecia ser um de seus maiores desafios: levar um clube pequeno ao título da liga nacional. Tarefa esta que não surgirá sem esforços.

Como se não bastasse, Billy perde seus melhores atletas para os times com maior poder aquisitivo e perante a este fato, ele tenta reestruturar o time com um orçamento de 39 milhões de dólares contra 115 milhões de dólares de grandes times como New York Yankees. Desse modo, com o orçamento reduzido, Billy fica impedido de bancar a aquisição de jogadores famosos, para completar seu time. Mas mesmo assim, ele vai em busca de outras alternativas, para ao menos ter a chance de competir, fundamentando-se na análise do clube, de seus poucos recursos e do verdadeiro foco para adquirir a conquista inédita do campeonato. Ademais, a análise financeira apontava a diferença entre os times grandes, que possuíam jogadores caros, e que não produziam tanto pelo qual eles eram pagos. Jogadores esses que eram pagos para valorizar o time e não para chegar à vitória.

Em contraste, a estratégia deste economista, era, vender um jogador que valia muito, e comprar três que estavam desvalorizados por pequenos defeitos que, mudando-o de posição, ou treinando suas dificuldades, a porcentagem de suas qualidades, sendo bem jogadas, subiria para a porcentagem de um jogador altamente valorizado e que o time não tinha condições de comprar, pois era um time sem verbas. Seguindo esta linha de raciocínio, Billy optou em adotar um planejamento estratégico, na qual contratou, trocou jogadores que não eram valorizados em seus times. Portanto, durante a análise das opções, Billy se mostrou criativo na troca de jogadores com outros times, adquirindo e optando por aqueles jogadores com valores abaixo do mercado, sem comprometer o desempenho do time. Daí fica evidente e claro, que com a ausência de vitórias, cabia saber e identificar o real problema, além dos jogadores, uma vez, que ao contratá-los Billy correu e assumiu riscos.

Por outro lado, o custo dessas atitudes foram, além de brigar com a oposição dos conselheiros, ter que enfrentar as críticas da torcida, a dificuldade de treinar, adaptar os jogadores em posição diferente das que eram experientes e o benefício foi economizar verbas. Em virtude das atitudes de Billy mostrou-se que há outra fonte lógica e certeira de pensamento para se jogar baseball. Foram observadas como suas escolhas, abrir mão de bons jogadores, e muito valorizados para que pudessem formar um grupo de jogadores, no momento, desvalorizados, para torna-los vencedores. Bom, não demorou muito pra encaixar um time individualmente fraco, para que se tornasse um grupo forte.

Ainda por cima, Billy ousou utilizando a matemática, com o emprego de estatísticas para saber o potencial de cada jogador e explorando para obter melhor desempenho do time. Apesar disso, todos os conselheiros ficaram na oposição, não concordaram com a estratégia de Billy, tendo absoluta certeza de que isto não daria certo. Logo, o choque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com