TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre meninos e lobos

Por:   •  23/9/2016  •  Resenha  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Ele incita, induz, ele seduz, faz ações mais fácil ou mais difícil; no extremo, que restringe ou proíbe-os absolutamente. Ele, de acordo com Michel Foucault, é poder. ideias de Foucault sobre o poder são tão prevalente em nossas universidades hoje que pode, simultaneamente, parece esmagadora e óbvio. Um tutor uma vez me avisou que a leitura de Foucault exige re-aprender certas palavras que pensávamos que já sabia; palavras como "sujeito", individualização e liberdade. Trata-se de Foucault é o assunto e poder que eu voltar agora, analisando a compreensão de Foucault de como nós nos tornamos sujeitos e por isso temos formado, e continuar a formação, novas identidades subjetivas.

 

O Sujeito e Poder começa com uma concisa, ligeiramente defensiva, definição do que a obra de Foucault não é. Não é uma teoria, uma metodologia ou uma análise do fenómeno de energia. Em vez disso, Foucault estipula, seu objetivo ao longo dos últimos vinte anos foi para explicar como os seres humanos passam a ser feita "sujeitos". Um assunto significa tanto o estado de ser sujeitos a um controlo de outro, e de obtenção - e tornando-se amarrado a - uma posição identidade. Para entender a condição do sujeito, Foucault insiste em que nós empregamos uma "nova economia das relações de poder"; que parar de tentar perceber como o poder funciona por considerar sua própria racionalidade interna e concentrar-se sobre o "antagonismo das estratégias". Então, ao invés de olhar para um conjunto de relações de poder entender seus mecanismos, consideramos que é resistir a estas relações.

 

E Foucault faz exatamente isso:

 

 "Vamos dar uma série de oposições que se desenvolveram ao longo dos últimos anos: oposição ao poder dos homens sobre as mulheres, dos pais sobre os filhos, da psiquiatria sobre os doentes mentais, da medicina sobre a população, da administração sobre as maneiras que as pessoas viver. "[1]

 

Ele observa os temas comuns desses antagonismos, ressaltando que eles são todas as lutas contra a apresentação da subjetividade das pessoas. Eles são sobre quem somos, cada um a questionar a própria condição do indivíduo, e os direitos e obrigações deste estatuto detém. E ele destaca uma contradição interessante que essas lutas de oposição contêm. Eles simultaneamente afirmar o direito que o indivíduo tem de ser diferente - sublinhando que essencialmente torna diferentes - ao mesmo tempo que condena tudo o que separa o indivíduo e desconecta-los dos outros. Foucault interroga esse paradoxo ainda mais através de uma consideração de suas raízes; historicamente localizar as lutas contemporâneas para investigar o que é que eles estão se opondo, e examinar, assim, mudanças nos padrões nas relações de poder.

 

De acordo com Foucault, a oposição à supressão de nossas subjetividades superou a resistência à exploração económica e à dominação religiosa e social, mas essas lutas são indissociáveis. A mudança no foco de nosso antagonismo foi provocado principalmente pelo desenvolvimento do Estado moderno. Foucault postula que o estado desenvolvido em parte por instituições cristãs, abrangendo o "poder pastoral" estes tinham empunhado, um poder que era ao mesmo tempo "totalizante" e "individualização". Era um poder totalizando porque ele estava preocupado com os seus cidadãos como uma totalidade, e individualização como os seus interesses estavam em suas ações e atitudes particulares. objectivo último de poder pastoral era o de assegurar a salvação individual no outro mundo. Foucault afirma: ". Ele não apenas comandar, mas deve estar preparado para sacrificar-se para a vida e salvação do rebanho e tem que conhecer os indivíduos 'mentes de dentro para fora' [2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com