TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  27/6/2016  •  Resenha  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

Raphael Machado 4595964

Sociedade dos Poetas Mortos.

O contexto do filme se passa numa escola extremamente tradicional dos EUA chamada Welton. Uma escola freqüentada pôr alunos de alto nível social e intelectual. Welton caracteriza-se pôr ser não somente a melhor escola mais permitir aos seus aluno o ingresso nas melhores universidades do país; para tanto utiliza-se da disciplina, da ordem e tradição.

Começava mais um ano letivo ( Julho ), todos se reúnem na capela da escola com a tradicional processão de início de ano, os docentes juntamente com o Diretor Mr. Nolan, ele com grande eloqüência saúda os veteranos assim como os ingressantes advertindo-lhes de sua responsabilidade para com a escola, haja vista suas características já anunciadas. Aos alunos foi ainda anunciado que seu antigo professor de literatura Mr. Portius fora substituído pôr um novo docente chamado John Keating, que ao acaso tivera também freqüentado Welton, onde aliás assumira várias atividades extracurriculares.

Do cotidiano dos alunos é mostrado um pouco; destaca-se no filme um grupo de colegas muito próximos composto de 5 alunos de nomes um ingressante, Todd Anderson, e outros 5 veteranos Gerard Pitts, Steven Meeks, Richard Cameron, Charlie Dalton, Knox Overstreet e Neil Perry, do qual o ingressante Todd Anderson é colega de quarto.

Neil encontra seu pai que o adverte a deixar suas não poucas atividades extracurriculares, o que de nada o agradou, ainda que seja ele instigado pôr seu colegas a enfrentar seu pai, que não o permite escolher sua vida, mas pôr Neil tudo planeja.

Os alunos vão às aulas regularmente, percebe-se o severo currículo que os alunos têm de enfrentar. Eles vão para a primeira com o novo professor, que os leva ao museu da escola e os diz, através do poema :

To the Virgins, Make Much of Time

- Robert Herrick

Gather ye rosebuds while ye may,

Old time is still a-flying,

And this same flower that smiles today,

To-morrow will be dying.

The glorious lamp of heaven, the sun,

The higher he's a-getting,

The sooner will his race be run,

And nearer he's to setting.

That age is best which is the first,

When youth and blood are warmer;

But being spent, the worse and worst

Times still succeed the former.

Then be not coy, but use your time,

and while ye may, go marry;

For having lost just once your prime,

You may for ever tarry.

do qual aproveita para lhes instigar a aproveitar a vida antes que se tornem 'adubo para flores' no cemitério quando se referia a fotos de antigos alunos da escola, isto ele fazia em se utilizando uma figura literária do 'carpe diem', que em latim significa 'aproveite o dia'.

Neil volta para a escola com grande felicidade pois haveria a possibilidade de conseguir um papel numa peça de teotro, algo que para si é muito importante.

Noutra aula de Keating, o professor, após lerem a página 21 da introdução de PhD na qual se ministrava o entender e classificar quantitativamente que uma poesia, pediu aos alunos que se livrassem da introdução desse livro, pois não é correta tal tipo de análise de um poema que foi escrito baseado em emoções do autor e algo sentimental não se pode classificar.

* Acabei de perder mais da metade do arquivo e não tenho mais tempo para escrevê-lo nos seu mínimos detalhes.

Keating diz que a natureza humana é cheia de sentimentos, e poesia é sentimentos, logo, todo ser deve contribuir com um verso.

Keating noutra aula sobe na mesa para demonstrar que os alunos devem ver as coisas de outra maneira e diz que na outra aula todos deveriam ler um poema de sua autoria.

Neil volta à escola com a notícia que poderia pegar um papel numa peça teatral.

Todd percebe na aula de Keating que também pode ser poeta. Outros alunos também lêem suas poesias.

Os aluno começam a freqüentar as reuniões da Sociedade dos Poetas Mortos, que lhes fora dito pelo professor; lá as pessoas sentem a poesia e deixam na fluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com