TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto para reflexão

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

                                    [pic 2]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 2

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Luan – RA: 1523765

JANUÁRIA – 2015

SUMÁRIO

  1. Texto – A Fábula do Beija-flor
  2. Reflexão texto
  3. Referência

1 - A fábula do Beija-flor.

Muitas vezes podemos utilizar um pequeno texto para refletir sobre muitos ensinamentos, ao invés de fazermos uso de um texto maior, que em determinadas situações nos fazem refletir sobre uma coisa apenas.

Tentarei transcrever um pequeno texto usado nos treinamentos de brigada de incêndio florestais, ministrados pelo IEF, e que serviu para formação do símbolo dos brigadistas do IEF. Esse texto que utilizarei para refletir fala sobre a parábola do Beija-flor ocorrida nas savanas africanas, e é mais ou menos assim:

Em um dia muito bonito de sol, onde o céu apresentava um azul único, sem nuvens, com apenas um brisa suave mas constante, todos os animais da floresta estavam aproveitando aquele dia de alguma forma, alguns deitados à sombra de uma árvore, outros pastando e se fartando de uma vegetação nutritiva e fresca, outros construindo suas casas fazendo ninho nas galhas das árvores, ou tocas na terra, ou perfurando os troncos das árvores para construir a morada de seus filhotes, outros estavam esfriando o corpo do calor do sol em refrescantes banhos no lago.

Quando todos acreditavam que aquele seria um dia maravilhoso, de forma rápida e inesperada, muitos animais começaram a correr desesperados e sem direção.

Não muito longe de onde se encontrava um pequeno grupo de animais mais cautelosos, podia se avistar muita fumaça subindo ao céu, e junto podia sentir o cheiro de mato queimado, logo já se via as grandes labaredas de incêndio e tudo ficou esclarecido, era um grande incêndio que estava devastando aquele lado da savana.

Do jeito que aquele incêndio vinha caminhando parecia impossível controla-lo, todos os animais, então, começaram a se desesperar, tudo que eles tinham estava sendo destruído pelo foco, além de estar colocando em risco a vida de muitos, tanto filhotes como adultos.

Sem pedir ajuda a ninguém e sem se colocar em pânico, agindo de forma consciente e objetiva, um pequeno morador daquela savana posse a combater o fogo, ele ia até o lago pegava água e voltava até o fogo onde jogava a água que consegui pegar.

Esse pequeno animal era um beija-flor, ele voava até o lago e com seu bico ele pegava a quantidade de água que conseguia e voava de volta ao incêndio para jogá-la e tentar apagar, era apenas uma gotinha de água.

Em uma das viagens, alguns animais que estavam passando viram aquilo e começaram a rir. Um deles, o elefante, chegou até o beija-flor e perguntou: você acha que vai conseguir apagar o incêndio com essa gota de água? Então o pequeno beija-flor, de forma humilde mas decidida, respondeu ao elefante. Se vou ou não conseguir apagar o incêndio eu não sei, mas uma coisa é certa a minha parte estou fazendo, e estou empenhado em fazer da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com