TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pesquisa e Extensão Tecnológicas

Por:   •  1/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ETAPA INICIAL

IDENTIFICAÇÃO: Pós-Graduação Latu Sensu em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT)

Disciplina/Unidade Curricular: Pesquisa e Extensão Tecnológicas

Professora formadora: Teresa Helena Buscato Martins

Professor(a)mediador(a): Luciano Aparecido Magrini

Polo: Guarulhos

Estudante(s): Giovane Marçal de Oliveira                                                         

Prontuário(s):

Data: 30/10/2021

Valor: 30 pontos

QUESTÕES:

a) Descreva o contexto social, cultural e profissional em que a instituição de ensino escolhida está localizada.

A Escola Técnica de Itanhaém, pertencente ao Centro Paula Souza, possui grande relevância no contexto educacional do município. Como as grandes faculdades públicas são almejadas pelos alunos do Ensino Médio, a Etec é almejada por grande parte dos alunos concluintes do Ensino Fundamental II, em vista que se trata de um grande avanço no currículo para futuras oportunidades profissionais.

b) Aponte as potencialidades do município (vocação local e regional) em que esta instituição de ensino está localizada. Em quais atividades produtivas e econômicas o município se destaca? Citamos por exemplo: confecção, agricultura, educação, indústria, mineração, etc.

Recentemente, Itanhaém foi contemplada com duas importantes premiações do Programa “Juntos Pela Cultura 2021”, no Palácio dos Bandeirantes. Na oportunidade, recebeu das mãos do governador os troféus de Capital Cultural do Estado e Município Amigo da Cultura Tradicional. Em geral, a cidade possui uma identidade forte cultural e artisticamente. Mas não há uma profissionalização evidente, em se tratando de estímulo aos novos artistas, projetos, etc.

c) Há carência de trabalhadores qualificados nesse município ou entorno? Quais são as demandas de formação profissional? Explique.

Sim. Apesar da cultura e da arte serem elementos praticamente naturais dos habitantes deste município, tudo é muito extraoficial. Sendo assim, há uma necessidade explícita de formação, incentivo e fomento para a oficialização destes talentos, de modo que os artistas da cidade ganhem visibilidade, não apenas no município, mas em toda a região e, quem sabe, ir além.

d) Qual a atividade produtiva/área de atuação da empresa, instituição ou grupo social?

Educação. Trata-se de uma escola técnica estadual, mantida pelo Centro Paula Souza.

e) Quais os desafios da empresa, instituição ou grupo social no atual momento?

A pandemia, obviamente, afetou todo o cronograma de qualquer instituição no mundo todo. Com isso, a dificuldade é encaixar um projeto, apesar de sua grande relevância, em um tempo em que tudo está corrido e todos os setores se encontram sobrecarregados.

f) Escolha e indique aqui um curso técnico ou de graduação ofertado pela instituição em que atua ou pretende desenvolver a proposta de projeto de extensão que tenha alguma relação com a área de qualificação profissional em que há carência de formação.

Os cursos técnicos oferecidos pela instituição são: Técnico em Administração, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração, Ensino Médio com Habilitação Técnica em Informática para Internet, Ensino Médio com Habilitação Técnica em Meio Ambiente e Técnico em Farmácia. Aparentemente, nenhum destes cursos se relacionam com o tema proposto. Mas, partindo do princípio de que todos nós podemos experienciar a arte e manter a dualidade profissional, ou até mantê-la como um hobby, é necessário que se estimule o desenvolvimento de talentos da cidade, a partir da idade em que mais são suprimidas as vontades e sonhos.

IMPORTANTE: Quando nos referimos à empresa ou instituição, trazemos o conceito de comunidade externa que pode ser: empresas, organizações, instituições públicas e privadas, grupos sociais...

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (216.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com