TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UEB SANTO ANTÔNIO

Por:   •  23/5/2021  •  Seminário  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 13

        

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO(PPPGI)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE

MARIA DA CONCEIÇÃO DE AGUIAR LOPES

ORIENTADOR: DR. JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR

ORIENTADORA: DRª. SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES

LP2: CULTURA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Educação a Distância:  Evasão de alunos nos cursos de graduação na modalidade EAD do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão NEAD/UFMA no Polo de Nina Rodrigues -Maranhão

São Luís

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        5

3.PROBLEMATIZAÇÃO        7

4. OBJETIVOS        8

4.1 Objetivo Geral        8

4.2 Objetivos Específicos        8

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         9

6. METODOLOGIA        11

7. CRONOGRAMA        12

8. REFERÊNCIAS        13

1. INTRODUÇÃO

A EAD no Brasil é marcada por uma trajetória de sucessos, não obstante a existência de alguns momentos de estagnação provocados por ausência de políticas públicas para o setor. Em mais de cem anos, excelentes programas foram criados e, graças à existência deles, fortes contribuições foram dadas ao setor para que se democratizasse a educação de qualidade, atendendo, principalmente, cidadãos fora das regiões mais favorecidas.

Há registros históricos desde a fundação do Instituto Radiotécnico Monitor, em 1939, hoje Instituto Monitor, depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o Instituto Padre Réus em 1974, várias experiências de educação a distância foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso. As experiências brasileiras, governamentais e privadas, foram muitas e representaram, nas últimas décadas, a mobilização de grandes contingentes de recursos.

No Estado do Maranhão não foi diferente, para acompanhar a evolução e o progresso da Educação a Distância a Universidade Federal do Maranhão -UFMA Criou o Núcleo de Educação a Distância - NEaD que é o setor responsável pela gestão da modalidade de Educação a distância, por meio do apoio aos departamentos durante todo o processo de oferta de cursos. O NEAD apresenta um quadro de recursos humanos formado por professores doutores, mestres e especialistas, além de técnicos administrativos e assistentes pedagógicos. Sua estrutura organizacional é composta pela Direção e pelas Coordenações Administrativa, Tecnológica, de Gestão Pedagógica, além das Coordenações de Curso.

Desde a metade da década de 1970, a EAD já fazia parte dos projetos de qualificação de profissionais das áreas de educação e saúde. Utilizou, como instrumentos de comunicação, vários recursos: Módulos de Ensino, Instrução Programada e outras tecnologias. Mas desde 2004 as ações de EAD começaram a ser sistematizadas e sedimentadas na UFMA com a instituição do NEAD (Núcleo de Educação a Distância).

No ano de 2006, através da Portaria n. 682 do Ministério da Educação - MEC, a UFMA foi credenciada para oferta de Educação Superior na modalidade a distância, ganhando impulso a partir de 2007, com a primeira gestão do Reitor Natalino Salgado Filho, que assumiu a modalidade como parte das políticas prioritárias da instituição.

Por conseguinte, a proposta dessa pesquisa evidencia que apesar de toda essa evolução Educacional é preciso refletir sobre os entraves que têm representado grandes desafios para alunos que até então tinha a companhia diária e física de professores e colegas de turma. Percebe-se que apesar da qualidade do ensino oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, o número de evasão aumentou nos cursos de Graduação na modalidade EAD no NEAD/UFMA no polo de Nina Rodrigues, o que nos remete a ideia de que as políticas educacionais devem atentar a que caminho é preciso percorrer para que o aluno dos cursos a distancia consiga aprender, adquirir autonomia, ser autodidata e saber conduzir seu próprio estudo, para que tenha uma aprendizagem significativa, que possa de fato se tornar um ser crítico e   criativo, que não pense de forma fragmentada, mas de forma sistematizada.

Esta pesquisa em tela propõe-se a mostrar que os cursos do Núcleo de Educação a distância da UFMA têm colaborado de forma significativa para expansão dessa modalidade de ensino, que na atualidade totalizam em 15 polos presenciais em diversos municípios no estado do Maranhão.

Esta pesquisa, portanto, pretende analisar o descompasso entre a expansão dos cursos EAD do NEAD/UFMA, observando a posterior evasão dos alunos do curso de graduação na modalidade EAD  no polo de Nina Rodrigues ainda no início do curso, investigando quais são os problemas e desafios que os discentes têm enfrentado para que não permaneçam até a conclusão do curso.

2. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa traz em seu bojo a análise das possíveis causas que promove a evasão dos alunos nos cursos de graduação na modalidade EAD do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão-NEAD/UFMA no polo de Nina Rodrigues, pontuando os desafios e dificuldades enfrentadas pelo aluno ao ingressar nos cursos EAD, com intuito de entender os reais motivos que têm causado a Evasão, visando diminuir ou conter o número de Estudantes que desistem dos cursos a distância do NEAD/UFMA. Vale ressaltar que a evasão, em todos os níveis de ensino, traz para a sociedade consequências negativas em âmbito social, acadêmico e econômico.

 Alguns autores apresentam mais de uma definição para evasão e suas características. Morosini et al. (2012) citando Polydoro (2000) apresenta a distinção entre dois conceitos: a evasão do curso – que consiste no abandono do curso sem a sua conclusão – e a evasão do sistema – que reflete o abandono do aluno do sistema universitário. Nesta pesquisa iremos considerar a evasão do curso na modalidade EAD no Núcleo de Educação a distância da Universidade Federal do Maranhão NEAD/UFMA no polo de Nina Rodrigues.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com