TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Discussão Sobre A Criatividade E O Fazer Artístico Contemporâneo

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.714 Palavras (23 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 23

1

ARTE E TECNOLOGIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CRIATIVIDADE E O FAZER ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO

RESUMO

Este trabalho consiste em uma análise sobre como a tecnologia e as redes sociais influenciam a vida das pessoas, e como podem ser utilizadas de forma positiva para incentivar a um melhor uso delas para se ter um aproveitamento de maior qualidade. Tal problemática consiste em apresentar de que forma a tecnologia e as redes sociais podem ser um estímulo para a criatividade e o fazer artístico contemporâneo. Essa questão se faz necessária para a compreensão da forma como as redes são utilizadas, pois com a facilidade de acesso e o vasto conteúdo disponível, os indivíduos passam muito tempo nas redes consumindo esse conteúdo, porém, pode-se melhorar a forma e a qualidade do que acessado e também produzido on-line. O propósito central desta pesquisa é apontar formas de aproveitamento com mais qualidade, as redes sociais e a interação entre os usuários, e estimular a criatividade que já existe em todos. Para isso, foram empregados os seguintes procedimentos com base em pesquisa bibliográfica, pautada em dados qualitativos, utilizando materiais a partir de textos, artigos e demais documentos pertinentes a temática. A análise demonstrou que o uso das tecnologias e das redes sociais pode ser uma ótima ferramenta de incentivo ao desenvolvimento de uma percepção mais criativa e evolução no fazer artístico contemporâneo.

Palavras-chave: Redes sociais. Estímulo criativo. Criatividade. Fazer artístico contemporâneo.

INTRODUÇÃO

2

Essa pesquisa tem por objetivo apresentar o tema de Arte e Tecnologia: uma discussão sobre a criatividade e o fazer artístico contemporâneo, possuindo como eixo temático as linguagens das artes visuais.

Com toda a evolução da tecnologia, junto com a grande e crescente interação nas redes sociais e o fácil acesso, pode-se perceber que esses fatores podem se transformar em um grande estímulo para a criatividade e o fazer artístico contemporâneo, pois as várias formas de comunicação on-line favorecem a motivação para busca de conteúdo digital.

Desde o final do século XVIII houve muitas inovações que se transformaram nas tecnologias que se têm hoje, e desde a década de 60 os artistas têm tomado proveito disso, principalmente depois da chegada da internet. A internet modificou toda a forma de se comunicar e de se relacionar, compartilhar e receber informações e imagens, pois todas as áreas das artes visuais estão lá no meio on-line, em forma digitalizada e estão prontas para serem acessadas, com qualidade, de forma rápida e de qualquer lugar.

Assim, tornou-se crescente a interação nas redes sociais, e a produção de conteúdo on-line foi se diversificando pelos próprios usuários, que compartilham de forma gratuita em seus canais e perfis suas produções de vídeos com os mais variados conteúdos, facilitando o acesso a esse “acervo”, despertando o potencial criador e abrindo os olhos para novas experimentações. Abrangendo várias áreas de interesse, toda a interação nas redes gera engajamento, e toda essa troca de informações vai se transformando em mais conteúdo, não apenas de entretenimento, mas de conhecimento e informação também.

Através de plataformas e comunidades, os usuários interagem de forma livre, se expressando e compartilhando suas ideias, dessa forma, instigando os outros usuários a também se abrirem para esse novo estímulo, e a colocarem em prática suas concepções, de forma mais criativa. Afinal, quanto mais estimula-se o lado criativo do homem, mais criativos eles se tornam, não apenas em práticas artísticas, mas em todos os aspectos da vida.

Esse trabalho se justificou pela importância de dispor diversos aspectos da compreensão de como a internet e as redes sociais transformaram a realidade em que a humanidade vive e a forma como interage com o outro, pois tudo pode ser feito de forma virtual, desde conversas, compras, visitas em museus e lugares por todo o mundo, cursos dos mais diversos temas, e tudo isso sem sair do lugar. Sendo

3

abordado em diversos estudos importantes, permitindo um melhor entendimento em relação às novas tecnologias e as redes sociais, tornou-se fundamental discutir aspectos de como se pode utilizar todo esse conteúdo disponível como maneira de evolução pessoal, inspiração e desenvolvimento de um potencial criativo, e um fazer artístico autoral e contemporâneo.

Por conta disso, e da importância de compreender o contexto que norteia esse vasto campo em que se transformaram as redes sociais na internet, pode-se discutir aspectos de criatividade e o fazer artístico contemporâneo a partir dessas novas tecnologias, onde o ponto de partida para a elaboração de uma vivência mais criativa nas artes e nas adversidades que se encontra no decorrer da prática artística e da vivência, pois se há estimulação a tornar-se mais criativo, o ser humano enfrenta com mais coragem e sabedoria as decisões que deve tomar durante o dia-a-dia.

Através de pesquisa bibliográfica pode-se analisar a evolução tecnológica atual e a utilidade das redes sociais, compreendendo como funciona essa dinâmica virtual de troca de informações e conteúdos, e investigando os aspectos da criatividade e o fazer artístico, para perceber a capacidade de estimular a percepção criativa, e transformar os indivíduos em seres mais autênticos e facilitar o fazer artístico autoral, usando como base de inspiração o conteúdo disponível na internet.

A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica, pautada na abordagem qualitativa, propiciando novas perspectivas em relação ao objetivo de estudos. Vários materiais que foram utilizados para pesquisa como textos, artigos e demais documentos pertinentes a temática desenvolvida, sobre a questão da criatividade, do fazer artístico contemporâneo, a energia criativa, e as redes sociais e as tecnologias que as acompanham, com os seguintes autores: Bulhões (2012); De Lima (2011); Holm (2004); Ostrower (1978); Sakamoto (2000); Santaella (2018); Seabra (2008); Tomaél (2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (986.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com