TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita a casa de JK

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Na Páscoa de 2014 tive oportunidade de visitar a cidade de Diamantina (MG), onde nasceu o ex-presidente Juscelino Kubitschek. A casa onde ele viveu a maior parte de sua infância, a partir dos 03 anos de idade, até sua ida para Belo Horizonte, com mais ou menos 17, 18 anos, estava aberta à visitação.

Situa-se bem no Centro Histórico da cidade, a construção está restaurada, mas mantendo as características originais. Dentro dos cômodos há móveis da época, com destaque para a cama e pequena escrivaninha do quarto de Juscelino. Nas paredes há partes escritas onde é narrada um pouco da história dele, misturadas com frases que, depois, quando já pessoa pública, ele mesmo disse ou escreveu sobre suas memórias daquele local.

Dentre estas memórias sobressai a participação de sua mãe, professora primária, que muito contribuiu em sua formação estudantil, enfrentando dificuldades depois da morte do pai de Juscelino.

No quintal da casa ainda existe o esqueleto de uma árvore jaboticabeira, que acabou morrendo há poucos anos, mas havia sido conservada porque sob sua sombra o pequeno Juscelino brincou e estudou.

Ao fundo do terreno, mais recentemente foi construído outro prédio que abriga, no primeiro andar, uma biblioteca com livros que foram de Juscelino e outros provindos de doação, além de salas com fotos de familiares, esposa e notícias de jornais sobre o acidente que o vitimou, reunidos no museu. No andar térreo há um anfiteatro que exibe gravações em vídeo relacionadas à vida pública de JK. No momento em que lá estive estavam sendo apresentadas gravações com a atuação de diversos políticos na época da Constituinte, incluindo Ulisses Guimarães.

Na cidade ainda há outras atrações como a casa de Chica da Silva, Museu do Diamante, Caminho dos Escravos, todas de visitação aberta, para as quais não se exige tarifa de ingresso e tampouco existe comprovante. Marcante também o envolvimento da cidade e de seu povo com as comemorações típicas de Páscoa, com as encenações da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa e da Ressurreição no Domingo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com