TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Casos: A Gol Levanta vôo

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Casos: A Gol Levanta vôo. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 3

1. Conceitue resumidamente, o modelo de negócio que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil?

Encaixa-se no modelo low cost, low fare (baixo custo e baixa tarifa). Utilizando os baixos custos com funcionários, aeronave. Baixando com isso o preço das tarifas.

2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que ela mudou ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

Missão:

· Realizar vôos domésticos.

· Reduzir os gastos com serviços de bordo aumentar a produtividade por avião; diminuindo o tempo que os aparelhos. Permanecem no solo.

· Ter uma frota homogêneo e economia reduzindo despesas com manutenção e combustível.

· Utilizar aeroportos regionais médios onde as taxas cobradas das empresas são menores.

Visão:

· É montar uma companhia área com preço mais acessível à população diminuindo os custos por passageiro.

3. Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol ?

Enfraquecimento da concorrência era uma boa oportunidade para o lançamento de uma nova companhia de aviação. A idéia era de estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender as demandas das classes mais baixas.

4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negocio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

É continuar inovando buscando novas tecnologias mantendo uma frota moderna e elevando sua estratégia para reduzir preços.

5. De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

As estratégias usadas pela Gol contribuíram para seu elevado crescimento utilizando a estratégia de marketing: vendo passagem pela internet com 81% em 2005. Estratégia de mercado; aumentar a quantidade de vôos, diminuir a tempo das aeronaves paradas, com isso aumentando o numero de vôos, estratégia financeira; diminuir os gastos com combustível, alimentação, manutenção eliminação da vip.

Utilizando a matriz BCG e a matriz GE /McKinsey, qual é posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portofólio de negócios da holding áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

A Gol iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001. A média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu gradativamente e atingiu 70% apenas um ano depois. Hoje a Gol tem vantagem sobre as concorrentes por já ter iniciado com o modelo de low cost, low fare. (baixo custo, baixa tarifa). Isso lhe da uma enorme vantagem sobre seus oponentes.

As empresas de ônibus tiveram que rever os preços das suas passagens, baixando significamente, pois com o preço que a Gol oferece nas passagens com suas aeronaves e quase igual. Com isso os passageiros optam pelo avião, pois a diferença no preço da passagem é pouca. Sabe que a viagem de avião ele terá mais conforto, praticidade, mais rapidez para chegar ao seu destino, com isso uma viagem tranqüila e muito menos cansativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com