TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber, Em Sua Perspectiva Teórica Sobre Dominação, Estabelece Três Tipos Puros. Identifique E Justifique O Tipo De Dominação Presente No Texto.

Por:   •  21/5/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  2.341 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 08

QUESTÃO DISCURSIVA:

Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas: Sociedade mais competitiva exige famílias menores Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecido jornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um “obstáculo” ao sucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças. Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo por não casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.)

1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:

Resposta: Ação racional com relação a fins, pois eles abrem mãe de uma família, de coisas tradicionais para a sociedade, para conseguirem um patamar profissional relativamente alto. Onde se é planejada a vida sem filhos para conseguirem o que querem ser bem sucedidos. Há uma racionalidade capitalista em questão.

2- O texto apresenta a ideia de “ficar sozinho”, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.

Resposta: Para não se criar expectativas sobre um outro e acabar se frustrando.

Questão de múltipla escolha:

De acordo com as ideias de Weber, assinale a alternativa correta: Numa sociedade complexa como a brasileira, o sociólogo apresenta sua interpretação, que por mais que possa ter certa respeitabilidade acadêmica, é mais uma versão que concorrerá com outras – artísticas, políticas, em termos de aceitação perante o público relativamente heterogêneo. PORQUE A realidade sempre é filtrada pelo ponto de vista do observador, o que torna impossível qualquer possibilidade de realização de um estudo científico da sociedade.

A) Se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

B) Se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

C) Se as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

D) Se as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

E) Se as duas são falsas.

Resposta: Letra B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com