TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

7 passos

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ciências Sociais

 NOME

Cassia Regina Nates

 RA

8423917665

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ciências Sociais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação da Tutora Margarete Toribio.

[pic 3]

Introdução (descrição do programa escolhido)

   No atual cenário cultural brasileiro vemos a valorização da cultura midiática crescendo verticalmente, de maneira que esse tipo de cultura vem cada vez mais tomando o nosso tempo livre. Nesse contexto se inserem alguns programas televisivos como o que passarei a expor, intitulado “A FAZENDA” .

 Trata-se de um reality show semanalmente exibido pela rede record cujo conteúdo é totalmente focado no entretenimento. Nele artistas e famosos se reúnem em uma “fazenda” onde participam de jogos e desafios ligados ao cotidiano de uma verdadeira fazenda afim de que alcancem o prêmio final. Esse prêmio será alcançado pelo ultimo participante que restar depois de certas eliminações semanais realizadas através de votações dos telespectadores.

Análise crítica do programa

  O programa supracitado retrata fielmente o produto cultural resultante da indústria cultural moderna, vez que seu conteúdo é produzido e voltado ao entretenimento e visa o lucro por do alcance das massas e da conseqüente aquisição de patrocínios.

   Esse tipo de produção cultural não preza pela disseminação de uma cultura de reflexão para a sociedade, antes visa a alienação de seus espectadores para que continuem consumindo seus produtos e o produto de seus patrocinadores. Seu efeito é facilmente perceptível pela cultura homogênea que se forma através das conversas e troca de opiniões acerca de quem mereceria a eliminação a cada semana; dessas opiniões surgem o que se denomina cultura em massa decorrente das sociedades em massa.

   O sucesso da reprodutibilidade desse programa é resultado principalmente da interação e participação que o telespectador mantém através de ligações e votações pela internet para a eliminação de candidatos, mas também se dá por suas semelhanças com a vida real e com a fácil assimilação do seu conteúdo pelas pessoas que o assistem. Isso faz com que os próprios telespectadores compartilhem as informações e atualizações sobre os quadros do programa, a isso se denomina a reprodutibilidade técnica.

Conclusão

  Por todo o exposto conclui-se que o programa da Rede Record é um Reality Show onde pessoas interagem a fim de alcançarem um objetivo e que isso só é possível através da eliminação de candidatos. O produto cultural resultante dessa indústria cultural não é de grande valia para a formação cultural da sociedade, mas ganha muita força por sua fácil assimilação e seu teor de entretenimento que promovem a reprodutibilidade técnica do teor do reality show a fazenda.  

Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (324 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com