TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SÓCIA INSTITUCIONAL

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7



[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ao curso de serviço social

EVELY CATARINE AMORIM DE LIMA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIA INSTITUCIONAL

Palmares

2018

SUMÁRIO

2. INTRODUÇÃO_________________________________05

3. DESENVOLVIMENTO___________________________07

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________08

5.REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS__________________



















INTRODUÇÃO


            O trabalho do Estagio Curricular Supervisionado em serviço Social é de fundamental importância, aonde o estagiário irá desenvolver suas habilidades em seu espaço diferenciado, obtendo também conhecimentos das realidades vivenciadas ao longo do curso, de forma pratica. A experiência adquirida, a aproximação com a área de atuação, nos proporcionara uma reflexão sobre a importância para a nossa formação acadêmica e em nossa futura trajetória profissional. Um momento onde se espera do aluno responsabilidade e compromisso, e onde se constitui a determinação para ampliação dos conhecimentos em busca de oferecer seus cuidados às pessoas que necessitam de respeito, direitos e uma assistência justa e humanizada. 

               Esse trabalho também tem como objetivo apresentar o desenvolvimento das atividades durante o estagio curricular I. Tendo o mesmo, sido acompanhado pela supervisora acadêmica, No projeto PTS nos instruindo diante da postura no campo de estagio e pela supervisora de campo, abordando as observações técnicas utilizadas pelo Assistente Social, tendo a relação da teoria com a prática por meio da realidade de cada usuário e suas demandas institucionais. Outro elemento fundamental do estagio é a integração entre as praticas assistências e a dedicação para com os assistidos.


DESENVOLVIMENTO

CARACTERIZAÇÃO  SÓCIO INSTITUCIONAL E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL



              O Estágio Curricular Supervisionado I teve com referência a Secretaria de desenvolvimento social e cidadania do município de Agua - preta , que reformulado teve suas atividades com o projeto da caixa econômica federal (PTS).
Composta em sua instalação Recepção, Sala de reuniões, sala de recursos humanos, gabinete da secretaria e 1 banheiro, almoxarifado, sala de espera, sala da equipe técnica,  2 banheiros para os usuários, sala do gestor do bolsa família e 1 banheiro, sala de atendimento do cadUnico, e sala de habitação. E conta com uma equipe de profissionais capacitados e específicos para cada espaço da secretaria, e também realizam visitas domiciliar aos atendidos da instituição. 
A secretaria é uma entidade municipal e foi fundada em 20 de maio de 2002 no município de Agua preta, tendo ligação com o Governo Federal e o Estado. O município é responsável pelo prédio onde a mesma se localiza. A Secretaria de desenvolvimento social e cidadania  onde hoje funciona o PTS (projeto técnico social ) .


Assistente Social

Secretaria
Motorista
Psicóloga
Digitador
Coordenador
Aux. Administrativo:

Pedagoga
Educador Social




[pic 3]

OBJETIVO INSTITUCIONAL  

          O exercício da cidadania, evitando o isolamento, a discriminação e a institucionalização; Incentivar o protagonismo juvenil e o fortalecimento dos vínculos familiares e É fundamental para a prática profissional o conhecimento do processo de atuação do profissional de Serviço Social nesta instituição. Tendo a chance de observar os conhecimentos teóricos, práticos e científicos para poder desenvolver habilidade a cerca do atendimento e da pratica profissional, visando sempre promover as políticas de proteção social.

          “Compete a Secretaria de Ação Social coordenar as ações da política social do município, no que diz respeito à promoção social, aos direitos da criança e do adolescente, ao apoio da pessoa idosa, ao trabalhador e ao desenvolvimento comunitário e articular-se com órgãos públicos a nível federal, estadual e municipal, visando a integração dessas políticas no âmbito do município.”

            As atividades foram desenvolvidas na secretaria de Ação Social, especificamente na área de habitação, com o projeto minha casa minha vida, que é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério das cidades e operacionado pela CAIXA. Esse programa é destinado às famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00. Foram atendidas 2.560 pessoas aproximadamente, acompanhamos as inscrições dessas pessoas e observamos o supervisor de campo no atendimento a essa demanda.

            O profissional acolhe e orienta sobre os serviços que são oferecidos e dos quais eles podem fazer uso. Podemos estabelecer um primeiro contato com a realidade social de muitas famílias.. Observamos o assistente social nas visitas de averiguação da situação de algumas famílias, triagens e seleção. A Constituição Federal de 1988, através dos Artigos 182 e 183permitiu à sociedade brasileira e às três esferas de poder, um processo de redefinição de competências, transferindo aos Estados e aos Municípios a participação na gestão das Políticas Sociais, dentre elas a de saúde, a de assistência social, e, principalmente a de habitação de interesse social. No entanto, na realidade concreta do cotidiano, o aparatolegal - burocrático , apesar de suas contínuas reestruturações administrativas, tem se manifestado de forma aquém das necessidades habitacionais requeridas pela população, em específico, as inseridas em segmentos sociais com baixo poder aquisitivo.

              No Brasil, os aspectos históricos da habitação são contraditórios, sendo que, a moradia somente passou a integrar a concepção de direito social a partir da Emenda Constitucional nº 26/2000, através de um Projeto de Lei, proposto pelo Senador Roberto Pompeu de Souza Brasil às Câmaras dos Deputados e ao Senado Federal, alterando o Artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Neste processo, ainda é evidente a grande dificuldade no entendimento da moradia como direito social que se constituiu, legitimamente, somente doze anos após a promulgação da Carta Constitucional. Assim, para que a moradia seja compreendida como um direito social é necessário que haja um esforço político por parte do Estado, na promoção de medidas capazes de incluir o reconhecimento deste direito nas diversas legislações nas três esferas de poder.
O Setor de habitação foi criado em 2001, devido à grande demanda de trabalho, quando na época ainda não existia nenhum projeto voltado a essa área, apenas alguns terrenos doados pelo então prefeito no bairro Argemiro Ortega Gutierrez, no período houve a atuação de uma pedagoga, somente em 2002 um profissional na área de Serviço Social assume o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com