TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização da Escola

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 8

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação

  1. Nome: Escola Estadual de Ensino Integral Professora Gracinda Maria Ferreira
  2. Endereço: Rua Alan Ciber Pinto, 52 Vila São Jorge Santos, SP

c)  CNPJ:55.672.935-0001-06 APM da Escola.

c) Telefone: (13) 3203.2226

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar. Estado de São Paulo.

  1. Análise crítica do ambiente físico

  1. A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?

Sim, a escola esta localizada em ponto estratégico, no fim da rua: Alan Ciber Pinto onde só há uma entrada, grade parte da clientela reside a menos de dez metros da instituição, e os que moram em distancia maiores, ha transporte com fácil acesso.

 

  1. O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?

Sim, atende aos requisitos para levar conhecimento aos educandos, conta com doze salas de aula, laboratório de informática, laboratório de biologia e química, Laboratório de matemática, biblioteca, quadra de esporte coberta, pátio coberto e área verde. Sendo esta escola de horário integral, os alunos permanecem nove horas na instituição.

  1. A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

           

A relação entre a quantidade de alunos, 350 no total, divididas em 13 salas de aula, sim é compatível. As dependências citadas são adequadas e confortáveis, sem aglomeração.

  1. Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

Sim, as dependências da escola são adequadas, os laboratórios de informática, biologia / física e matemática atingem a finalidade dando suporte para a prática do educando no ensino em sala de aula de forma teórica, e na biblioteca para leitura e pesquisa.

 

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

  1. Que atividades são desenvolvidas?

A utilização destas dependências é feita de acordo com a necessidade do educador tem para desenvolvimento da aula ministrada em sala. Na biblioteca são feitas pesquisas e leitura e desenvolvimentos de projetos escolares; no laboratório são feitos as experiências para fixação das aulas teóricas e pesquisas para descobertas dos alunos.

  1. Quem utiliza essas dependências e com que frequência?

Alunos e professores diariamente.

  1. Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

Sim, os objetivos são para dar subsídios para pratica e desenvolvimento dos alunos nas áreas de conhecimento pedagógico ministrado.

  1. Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

Critica: no laboratório de biologia há pouco equipamento para o desenvolvimento dos alunos; no laboratório de informática contem doze maquinas, porem, só sete funcionam, o de química esta equipado de forma razoável assim como o laboratório de matemática e a biblioteca. Para um melhor desenvolvimento dos alunos, a mantedora da instituição deveria fazer uma manutenção periódica no local.

Elogio: A direção da escola junto com a coordenação e o corpo docente faz um trabalho para minimizar as faltas que a instituição tem com um trabalho pedagógico intenso com os educandos, para minimizar a lacuna deixada por falta de equipamentos, os alunos são incentivados a pesquisar para aprofundar o conhecimento.

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

A área onde esta localizada a instituição é apropriada para o incentivo do conhecimento na área do meio ambiente e seu equilíbrio, tem uma ampla área verde com mata atlântica secundaria, pequenos animais silvestre e vizinho do Engenho dos Erasmos onde os educando podem ter aulas de História e Geografia.

  1. Características da gestão escolar:

  1. Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

A proposta pedagógica e o regimento escolar foram constituídos em comprimento com a equipe gestora.

  1. Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

Sim existe um conselho de escola, o conselho reúne-se periodicamente para deliberar sobre os problemas dos alunos, dando sugestões para a melhora do convívio entre os mesmos, os alunos participam e tem suas opiniões ouvidas e discutidas, os pais  tem pouca representatividade por  não terem tempo para estar presente no desenvolvimento da escola. Nesta pesquisa conversei com alguns pais e 70% responderam que não tem tempo para esta na escola e 25% acredita que o governo tem responsabilidade total sobre todas as demandas escolar e apenas 5% dos pais participam e corrobora com a instituição nas decisões pertinente a educação e seu desenvolvimento.

  1. Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

Sim, propiciou algumas reflexões das quais estão sendo elaborados alguns projetos.  

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Todas as decisões tomadas são discutidas com todos os membros da escola.


  1. Organização administrativa e pedagógica:

  1. Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

  1. Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?

Ensino fundamental, do sexto ao nono ano, com dez salas e ensino médio do primeiro ao segundo ano com três salas. Ensino médio das 7 horas as 16 horas e ensino fundamental das 7:50 horas as 16 horas. As discursões foram feitas em conjunto do conselho de escola.  

  1. Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?

Todos os professores têm 12 horas de estudo na Unidade Escolar, pois todos tem jornada com dedicação exclusiva. Possuem quatro aulas de reuniões pedagógicas: sendo, dois gerais e duas por área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (274.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com