TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.529 Palavras (19 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 19

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA   EDUCACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EAD

Diego Moysés Fescina

diegofescina@hotmail.com 

Coordenador

Prof. Fábio Roberto Bursaca

   

 

 

 

 

Desafios do Século XXI – o impacto das mudanças perante o líder contábil

RESUMO

De acordo com grandes estudiosos do assunto, este trabalho tem como objetivo mostrar para os profissionais de qualquer organização, em especial para aqueles que se aperfeiçoam em Ciências Contábeis que o aprendizado pode ser a única fonte de vantagem competitiva sustentável para as centenas de organizações o quanto tem valor o ser humano no desempenho de suas atribuições, e destacando aqui o poder da liderança no desenvolvimento dos atributos pessoais de cada profissional e tendo como incentivo à motivação.  Assim sendo, o desempenho do homem em sua atividade profissional deve-se levar em conta o seu poder de aquisição de conhecimentos, mediante seus estudos, mas não se pode deixar de expressar o que de mais importante rege o mundo: a credibilidade vinculada ao líder.  Na maioria das vezes, estudos já indicaram que nem sempre as pessoas intelectualmente mais brilhantes, são as mais bem-sucedidas. Num mundo competitivo de hoje, a sua intuição, relações interpessoais, seu voto de confiança, sua criatividade, sua fé, utilizando melhor suas emoções, a sabedoria de sua intuição e o poder inerente de sua capacidade somado ao conhecimento adquirido faz do profissional um líder pleno de ética. Liderar é dar exemplo em si. Isso não significa falar muito e nem ser o melhor de todos. Ser líder é ter virtudes e virtudes é poder, é excelência, é exigência. O maior líder da humanidade foi Jesus Cristo. Sem rótulos, não assinou nenhuma obra de arte, comandou sem títulos...   De acordo com Salomon, in Cooper, p.19, “sem as nossas emoções para nos orientar, o raciocínio não tem princípios, nem poder”. No desenvolvimento das virtudes, um pequeno compêndio deverá ser traçado: a polidez faz do líder, um profissional respeitado e reconhecido. Dentro dessa linha de pensamento e sem a pretensão de esgotar todas as referências bibliográficas, que é muito vasta, a problemática da liderança e ética que implica em produtividade e moral. Implica em saber comandar com seus exemplos e atitudes.  

Palavras-chave: Contabilidade, Liderança; Ética, Mudanças.  

 ABSTRACT

According to great scholars of the subject, this paper aims to show for professionals in any organization, especially for those who are perfected in Accounting that learning may be the only source of sustainable competitive advantage for the hundreds of organizations how the human being has value in the performance of their duties, and highlighting here the power of leadership in the development of personal attributes of each employee and with the encouragement of motivation. Therefore, the performance of man in his professional activity must take into account the purchasing power of knowledge through his studies, but one can not fail to express what is most important rules the world: the credibility attached to the leader . Most often, studies have indicated that people do not always intellectually brighter, are more successful. In today's competitive world, your intuition, interpersonal relationships, their vote of confidence, creativity, faith, using best your emotions, intuition and wisdom of their inherent power capacity added to the professional knowledge acquired is a leading full of ethics. Lead is an example in itself. This does not mean much talk and not be the best. Being a leader is to have virtues and virtues is power, excellence is a requirement. The greatest leader of mankind was Jesus Christ. Without labels, did not sign any work of art, he commanded without titles ... According to Salomon, in Cooper, p. 19, "without our emotions to guide us, the reasoning has no principles, no power." In the development of virtues, a small compendium should be drawn: politeness is the leader, a recognized and respected professional. Within this line of thought and without pretending to exhaust all the references, which is very large, the issue of leadership and ethics implies that productivity and morale. Implies knowing how to lead with their examples and attitudes.

Keywords: Accounting, Leadership, Ethics, Changes.

INTRODUÇÃO

        O tema proposto neste artigo  diz respeito aos Desafios do século XXI: o impacto das mudanças perante o líder contábil. Este tema veio motivado em entender que todos os profissionais das áreas de qualquer organização devem ser moldados para sucesso profissional de tal maneira a dominar o poder e o potencial de cada um sempre voltado para o bem estar maior. Esta construção é um processo lento, contínuo e progressivo de tal forma a alcançar o sucesso profissional no desempenho da liderança que é a arte e a magia do gestor, processo esse levando em consideração a ética, neste caso a contábil, fator esse fascinante, porque molda o ser humano, e desperta nele a produtividade e qualidade atendendo os valores individuais, interesse, formação profissional, enfim, o condicionamento de uma cultura bem única. O mérito desse tema é conscientizar de que para construir um sucesso profissional  deve ser relevante   a liderança e a ética como  um ato de grande vigor para produzir, discutir, criar, inovar, administrar e buscar o que é melhor.

O foco por onde se convergem todas essas dinâmicas para se construir alguma coisa voltada ao profissional em Ciências Contábeis é a garra de ter uma consciência critica de si e do mundo, competências contábeis  e visão da atualidade.

O artigo proposto a ser desenvolvimento tem por objetivo fazer o profissional da área, entender que deve estar sempre em sintonia com si mesmo, que é a sua competência e o grupo; estar sempre atento no agir com muita cautela e clareza com a posição que pretende ocupar. Para tanto, o profissional não tem uma receita própria para isso.  Ser líder é uma função  que se   adquiri  dentro de um processo progressivo, lento e continuo e sempre dentro da ética profissional de um conhecedor da Ciência Contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (408.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com