TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dificiência Auditiva

Por:   •  21/12/2021  •  Dissertação  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

Deficientes auditivos enfrentam muitas barreiras, principalmente para executar tarefas cotidianas, dificuldades essas que começam dentro de casa, onde muitas vezes o surdo não é compreendido, porque a família não está preparada e pela falta de compreensão na maioria das vezes estes são silenciados Ao começar com os obstáculos logo dentro do próprio ambiente familiar, quando o resto da família são ouvintes e precisam passar por todo o processo adaptativo, com uma certa rejeição de início e incompreensão. É um mundo novo que precisam aprender, até mesmo para estabelecer uma comunicação favorável, o que pode ser frustrante para o surdo.

Há também as dificuldades em relação ao uso de aparelho auditivo e implante coclear: familiares que não entendem que o processo de adaptação é longo, cansativo e estressante. Ou que acham que usar AASI (aparelho auditivo utilizado atrás da orelha) e IC (implante coclear que necessita cirurgia para surdez profunda ou severa) sinônimo de ouvido novo, que os surdos podem escutar tudo com clareza se possuírem o aparelho. Eles ajudam, mas não os transformam em ouvintes. Há diferentes graus de surdez e é algo relativo dependendo de cada pessoa, então os aparelhos auditivos e os diversos tratamentos vão ter resultados distintos.

A comunicação se torna um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. Disso, surge outras dificuldades dentro do ambiente escolar ou no mercado de trabalho. A maioria das empresas não se empenha em incluir de verdade os funcionários e eles parecem ainda mais confusos sobre como lidar com a surdez e a ocorrência de assédio moral dentro do ambiente de trabalho.

Ainda que de forma gradativa, é preciso que as empresas invistam mais no oferecimento dessas vagas e no desenvolvimento das habilidades das pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, ainda que a Lei de Cotas para Deficientes tenha proporcionado excelentes resultados em todo Brasil, há um grande déficit nessa questão.

No campo da educação também há diversas dificuldades dos surdos na sociedade. Ao serem adotadas metodologias que privilegiam a linguagem oral, o surdo não aprende nenhuma língua até a idade escolar. Ainda que muitos avanços tenham ocorrido nos últimos anos, com o ensino de Libras e a capacitação dos professores para melhor atender os alunos surdos, há muito o que ser feito, pois, é fundamental que as escolas públicas e particulares desenvolvam maior quantidade de projetos inclusivos, capaz de proporcionar melhores condições de aprendizado. A educação também deve abranger a formação profissional por meio de cursos técnicos/profissionalizantes e a inclusão de surdos nas universidades públicas e particulares.

Outra das maiores dificuldades dos surdos na sociedade está relacionada à área da saúde. Grande parte dos hospitais (públicos e particulares), laboratórios, clínicas, postos de saúde etc. ainda não oferecem o padrão necessário para atender pessoas com deficiência auditiva. O maior empecilho para um atendimento de qualidade é a impossibilidade de comunicação em Libras. Para tornar esse atendimento mais eficaz, seria ideal todo profissional aprender a língua de sinais brasileira, então os surdos não seriam excluídos por conta das barreiras de comunicação.

Muitas das dificuldades dos surdos na sociedade estão relacionadas à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com