TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA

Por:   •  7/11/2022  •  Artigo  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DA REGIÃO SERRANA POLO SANTA MARIA DE JETIBÁ – ESPIRITO SANTO

EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA

        

MARIA LUZIA LINO

A MÚSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA INFÂNCIA.

VERA CRUZ-RN.

2022.

A MÚSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA INFÂNCIA.

Declaro que sou autor (a)[1] deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais. “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO- O referido trabalho objetivou por refletir sobre a musicalização como prática cultural e suas contribuições para uma aprendizagem significativa na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança da idade de zero a seis anos. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, tomado como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados, a leitura aprofundada de livros, resenhas e artigos científicos produzidos pelos principais teóricos da área. Nossa fonte de dados se deu com busca das produções acadêmicas publicadas nos catálogo de produções de artigos de dissertações e teses da Capes-MEC e a Biblioteca digital de teses e dissertações- BDTD nos últimos 5 anos. A busca direcionou produções cunhadas em: Penna (2008,2012), Mafra (2008), Rossi (2012) demais autores em publicações de artigos e resenhas cientificas como: Delazaro (2018) Gomes (2020), Rocha e Marques (2021). Defendemos ser necessária mais atenção às intencionalidades, objetivos educacionais para estes sejam capazes de favorecer o desenvolvimento qualitativo das crianças visando sujeitos cada vez mais ativos, criativos, críticos que futuramente poderão ser pessoas desenvolvidas integralmente, com maior participação na vida cultural, capazes de mudá-la positiva e criativamente no contato consigo, com a cultura e com o ambiente que os cercam.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Artes. Música. Psicomotricidade. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento Infantil.

INTRODUÇÃO

        

        Sabemos que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolarizada no Brasil, e esta é estabelecida historicamente por conquistas que evidenciam também para a necessidade de se pensar e organizar politicamente uma educação escolarizada para crianças, que seja de boa qualidade, a qual busque promover um ensino eficaz, uma aprendizagem que leve ao desenvolvimento das mesmas de maneira integral.

Essa etapa se compõe de crianças de idade que tem entre 0 a 5 anos e 11 meses de acordo com normas estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Ainda conforme o Ministério da Educação- MEC- (BRASIL, 2000), a Educação Infantil se define como sendo: direito humano e social de todas as crianças até seis anos de idade, sem distinção decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível socioeconômico ou classe social.  E ainda essa etapa também não está atrelada à situação trabalhista dos pais nem ao nível de instrução, religião, opinião política ou orientação sexual.

Assim sendo essa produção acadêmica tem como temática: a musicalização na educação escolar: contribuições para uma aprendizagem significativa na infância.

Assim sendo definimos como problema científico: a musicalização como prática cultural pode contribuir para uma aprendizagem significativa na Educação Infantil?

Diante do problema cientifico, busquemos nos referencias teóricos estudados fazer inferências das quais respondessem questões particulares concernentes à problemática exposta- Qual a contribuição da música para e na organização do processo de ensino-aprendizagem de educação escolar de crianças? Por que e para quê professores de Educação Infantil utilizam músicas durante o ensino-aprendizagem? O professor de Educação Infantil tem formação específica no ensino das artes e seus desdobramentos, por exemplo, a musicalização como metodologia de ensino?

A fim de compreendermos o problema cientifico e seus desdobramentos questionados acima, pontuamos como objetivos. Geral: Refletir sobre a musicalização como prática cultural e suas contribuições para uma aprendizagem significativa na Educação Infantil. E como objetivos específicos: i- Apontar as principais obras acadêmicas e científicas sobre o objeto de estudo: a musicalização como prática cultural e suas contribuições para uma aprendizagem significativa na Educação Infantil. ii- Discutir como a musicalização está presente na Educação Infantil e seus desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem para uma aprendizagem significativa. iii- Evidenciar possibilidades didáticas, metodológicas e pedagógicas por meio da musicalização para o ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

A educação infantil no Brasil foi marcada histórica e politicamente por traços puramente assistencialistas e higienistas e esses aspectos repercutem até os dias atuais, no que concerne uma educação, onde concepções retrógradas de infância e desenvolvimento e também de formação de professores limita as crianças e suas reais condições de sujeitos nos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral, já que tais concepções inibem a capacidade de escolha, imaginação, criação, fruição e experimentação, elementos intrínsecos à aprendizagem e também do ensino das artes e especificamente a musicalidade, o movimento, e a associação destes a psicomotricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (726.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com