TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Edilene Santos Lima

Prof. Renato Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci -UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED1192) - Seminário-Interdisciplinar

                                       05/12/2016

RESUMO

O objetivo deste paper é apresentar considerações e ressaltar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança na educação infantil, suas características e contribuições para o desenvolvimento global da criança. Esta ciência deve ser considerada como formação de base a fim de propiciar à criança a consciência de si e do meio no qual está inserida. A psicomotricidade atua de forma preventiva às dificuldades de aprendizagem considerando a criança em seus aspectos, biológico, emocional, cognitivo, motor e social na intenção de que esse processo ocorra de maneira harmoniosa e saudável. . A metodologia aplicada caracterizou-se de forma bibliográfica descritiva, pois procurou explicar o tema abordado com base nas referências publicadas em documentos, exigindo dados comprovados extraídos de estudos bibliográficos.

Palavras – chave: Psicomotricidade, Desenvolvimento, Educação.

1 INTRODUÇÃO

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento adequado de uma criança, é evidente a importância e o papel da educação infantil na formação integral de uma criança, em uma sociedade que vive em continua mudança.

 Pular, correr, brincar seja através de jogos ou exercícios elaborados é essencial para o desenvolvimento infantil, a psicomotricidade é um trabalho que contribui significamente para esse desenvolvimento.


                  Na educação infantil a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, neste período este trabalho é muito importante ainda mais em uma geração tecnológica onde tudo é facilitado e o movimento fica sempre em segundo lugar.

Diferente de outras gerações onde a criança brincava na rua subia em arvores, pulava muro, brincava com os amigos, esta geração é bem mais limitada com relação a este espaço físico e a sua exploração. A escola vem de certa forma suprir essa necessidade com a psicomotricidade. Os benefícios são diversos e vão desde o desenvolvimento cognitivo ate o motor, trabalhando coordenação motora ampla, equilíbrio, lateralidade, regras simples e complexas, melhor percepção do corpo e da imagem corporal, organização espacial de tempo e ritmo, alem de trabalhar a socialização, a relação e a objetividade com outras pessoas.

É na Educação Infantil e nas Séries Iniciais, que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante.

 É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento. A imagem do corpo representa uma forma de equilíbrio que, como núcleo central da personalidade, se organiza em um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Portanto, a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio.

2 COMPREENDENDO A PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. O corpo é o ponto de referencia que o ser humano tem para se conhecer e interagir com o mundo, sendo a base para seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, assim a psicomotricidade deve ser entendida como um veiculo fundamental no processo de desenvolvimento infantil, porque é através dos movimentos que a criança articula sua afetividade, seus desejos, suas possibilidades de comunicação, alem do fato de que a pisicomotricidade condiciona o processo de alfabetização, fazendo com que essa criança tome consciência do seu corpo, sua lateralidade, seu lugar no tempo e espaço, adquirindo habitualmente coordenação motora de seus gestos e movimentos.

No início, a psicomotricidade era baseada apenas no desenvolvimento motor. Depois, passou a estudar a relação entre o desenvolvimento motor e intelectual da criança e só agora integrou a estes estudos a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e as suas relações com o desenvolvimento intelectual da criança.

Uma criança que possui sua psicomotricidade bem trabalhada, bem explorada se torna uma criança com intelectual ativo, porque favorece o raciocínio, à memória, à atenção, além do fato do ato de saber ler e escrever necessitar de algumas habilidades motoras especificas. Já uma criança cujo esquema corporal é mal constituída não coordena bem os movimentos;na escola a grafia é feia e a leitura expressiva não é harmoniosa,a criança então não consegue o ritmo de leitura ou então para no meio de uma palavra. 

Dentre tantos que vieram enriquecer a escola em seu processo e construir o novo sujeito para o mundo novo e com um novo paradigma de educação, a psicomotricidade contribuiu com o seu “saber” para melhorar e transformar o homem, até suas mais profundas raízes. Trata-se, portanto de uma educação pelo movimento” (PAROLIN, 2007, p. 142).

 

Pode-se então se dizer que a psicomotricidade é um termo usado para uma concepção de movimento organizado e integrado, de acordo com as experiências vividas pelo sujeito cuja ação é o resultado da sua individualidade, linguagem e socialização.

3 EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

A educação psicomotora é uma educação global e pedagógica que tem como objetivo principal o desenvolvimento motor e mental da criança e que associa as potencialidades intelectuais, afetivas, sociais e motoras da criança, dando-lhe segurança, equilíbrio e permitindo o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir.

 É uma formação de base indispensável a toda a criança, ela assegurar o desenvolvimento funcional, levando em conta as possibilidades, ajudando sua afetividade a se expandir e a se equilibrar através da vivencia com o ambiente humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com