TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL

Por:   •  9/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade São Miguel

Bacharelado em Serviço Social

Discentes: Daniella Lima, Gisele Santos, Ivaneide Batista, Jéssica Morais, Laianna Rodrigues e Rebeka Gusmão.

ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL

 Programa de Cooperativa

 Mulheres Stampa

RECIFE

2016

Discentes: Daniella Lima, Gisele Santos, Ivaneide Batista, Jéssica Morais, Laianna Rodrigues e Rebeka Gusmão.

Docente: Silvania Carrilho

ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL

Programa de Cooperativa[pic 2]

Mulheres Stampa

RECIFE

2016

Programa de Cooperativa[pic 3]

Mulheres Stampa

A Apresentação

A proposta para a inclusão do Programa de Cooperativa Mulheres Stampa, em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes em comunidades carentes, se inclui no entendimento da integração entre as ações de cidadania com a de colocação da mulher no mercado de trabalho. Este trabalho destaca o foco no fortalecimento do incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo das mulheres que é o ponto central para atender os objetivos da questão de inclusão no mercado de trabalho, evidenciando principalmente as mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo que sofrem com a falta de apoio para o escoamento das produções de estamparia, entre outras, disponíveis para a comercialização. Esta situação requer a atenção para a questão da auto-sustentação dessas mulheres no próprio espaço de desenvolvimento sustentável com inclusão social e qualidade de vida para as mulheres da cooperativa.

              Visando ainda atender a proposta estabelecida na Portaria nº 42 de 10 de maio de 2011, publicada no DOU no dia 11 de maio de 2011, por meio do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, como mecanismo que viabiliza a possibilidades de execução dessas ações.

                 Deste modo o presente trabalho permeia o fortalecimento das forças produtivas, formais e informais, identificadas e priorizadas pelos programas de Políticas Públicas para as Mulheres, com vistas aos empreendimentos que estão sendo atraídos para o Estado.

JUSTIFICATIVA

            De cunho econômico e social, a Cooperativa Mulheres Stampa busca capacitar mulheres acima dos 35 anos na comunidade do bairro Ponte dos Carvalhos, região de Cabo St Agostinho, está situado no litoral sul do estado de PE, para a estruturação de um grupo de geração de renda na área de serigrafia. Com isso, pretende-se atingir o objetivo de melhorar a renda das comunidades do bairro, dando a estas mulheres autonomia e permitindo que elas produzam conjuntamente e aprendam a gerir um empreendimento dentro da economia solidária, inserindo-se formalmente no mercado. A região de Cabo St Agostinho foi escolhida por ter um grande número de mulheres, chefes de família, desempregadas e com baixa escolaridade. Isso configura um problema para a região, que detém hoje os mais baixos índices da cidade, no que diz respeito à escolaridade e ao emprego de mulheres, em especial acima de 35 anos, idade em que têm ainda menos chances de se recolocarem no mercado de trabalho. Para resolver esse problema social é necessário encontrar alternativas para geração de renda, caminhos que saiam inicialmente da busca por um emprego, formal ou informal, que em geral termina em insucesso e frustração. Para tanto é preciso capacitar grupos para gestão e criar produtos vendáveis e com valor agregado. Essa capacitação é que pode trazer a transformação deste grupo e garantir que ele desenvolva melhores condições de vida e de desenvolvimento, próprio e das suas famílias.

           O crescimento do mercado de brindes sociais e o crescimento da responsabilidade social por parte das empresas também é uma oportunidade interessante a ser aproveitada. Abordar o mercado corporativo com produzir algo como a estamparia e produção de brindes, como por ex: caneca, caneta, camisas, sandálias e etc. Algo já pensado para ser consumido por este mercado mostra potencial para ser um excelente negócio. Conhecendo Ponte dos Carvalhos, distrito localizado no Litoral Sul de Pernambuco, tem alto índice de vulnerabilidade social e precária situação das mulheres chefes de família. Sua população é de 200,546mil habitantes, 14% (35.300) com idades entre 13 a 19 anos. Outros 65% estão acima dos 19 anos e, desta fatia, 70% são mulheres. O bairro registra médio de Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um dos distritos que tem maior concentração de negros(as). Em toda a cidade, os negros somam 39,7% da população, mas em algumas localidades de Ponte dos Carvalhos este número chega a 60%. O bairro divide ainda com Juçaral/Pontezinha e Cohab, os piores índices de desemprego feminino e as maiores diferenças entre os salários de homens e mulheres. (Dados do Observatório Cidadão – PE)

       As mulheres de Ponte dos Carvalhos estão envolvidas em umas situações de acentuada violência, que muitas vezes envolvem seu companheiro e casos de homicídio ou latrocínio. Por isso, essas chefes de família foram absorvidas por um cotidiano de luta pela sobrevivência, sua e de seus filhos e familiares. Isso dificulta a percepção desse dia-a-dia atribulado como fator que contribui – em parte – para a restrição das suas relações de vizinhança, familiares e afetivas. O bairro do Juçaral, um dos 26 subdistritos do Cabo St Agostinho, é composto por 5,784pessoas, das quais 40% são mulheres entre 25 e 59 anos, parte de um grupo que tem grande dificuldade em encontrar postos de trabalho, pela baixa escolaridade. Este grupo é composto, segundo dados do PNUD.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Objetivo Geral:

  • Promover a inclusão social e econômica de mulheres desfavorecidas no bairro de Ponte dos Carvalhos permitindo-lhes melhorar o seu potencial produtivo, suas vidas e as vidas de suas famílias e comunidades. Realizar cursos de qualificação e empreendorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade financeira, visando à autonomia socioeconômica, com igualdade no mundo do trabalho, para promover oportunidades concretas de inserção das trabalhadoras no emprego, contribuindo para o incremento de geração de trabalho, emprego e renda na perspectiva da qualidade pedagógica e da expansão da cidadania, enfocando a inter-relação entre a empregabilidade, a ocupação profissional, educação, e o empreendedorismo.

Objetivos Específicos:

  • Disponibilizar cursos de qualificação social e profissional para as mulheres em vulnerabilidade financeira, e em processo de inclusão produtiva;
  • Estruturar os cursos de qualificação social e profissional no bairro de Ponte dos Carvalhos com a inclusão de noções sobre os direitos das mulheres e empreendedorismo
  • Promover a integração das atividades de qualificação entre os setores do Estado, no âmbito das políticas para as mulheres;
  • Desenvolver as ações de qualificação que atendam aos objetivos estabelecidos no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em consonância com a clientela e as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.    

Público Beneficiado: Terá como inicio beneficiar até 30 mulheres. Com a faixa etária de 35 a 55 anos, desempregadas, dona de casa ou com renda de até um salário mínimo.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PROJETO

O projeto terá duração vitalícia, e consiste em uma parceria com Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - PAPE / UFRPE. É dividido em atividades específicas de capacitação para o ofício, para a administração do negócio, para o trabalho e vida em geral além de questões psicológicas focadas na melhoria da autoestima, conforme a metodologia abaixo. “A metodologia de incubação deve ter a clareza da necessidade de educação continuada que busque superar a fragmentação do conhecimento, por via de um processo interativo entre os agentes – educadores e educandos”. Assim, entendemos que o processo de incubação é uma ferramenta não só de desenvolvimento local, mas também de emancipação individual. Entende-se que os métodos são caminhos, sugestões, possibilidades, portanto, não há fórmulas prontas. Incubação é trabalho recente como extensão universitária e como experiência transdisciplinar. Exige preocupação com a responsabilidade diante das expectativas geradas. Tendo-se em conta a baixa escolaridade geral dos educandos a metodologia a ser utilizada deve fortalecer e resgatar a autoestima, por meio de ações que desmistifiquem eventuais culpas por insucessos profissionais, sendo isto fundamental para a ampliação das potencialidades dos empreendedores de negócios inclusivos. Neste processo, as aulas, encontros e oficinas devem ser apresentados através de dinâmicas de grupos, jogos cooperativos, exercícios de sócio dramatização, visitação de ambientes externos a tradicional sala de aula, buscando-se a solução de problemas reais e concretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com