TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiencia e Educação

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO – ESAG

MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Estudos Organizacionais

Professor: Prof. Mário César Barreto Moraes, Dr.

Aula 4: DEWEY, John. Experiência e Educação.

Aluna: Patricia S. de Oliveira Ritter

RESUMO –  EXPERÊNCIA E EDUCAÇÃO

DEWEY, JOHN

        Dewey faz uma comparação da educação Tradicional e da educação Nova, onde na educação tradicional, as opiniões são formadas a partir dos extremos, “um ou outro” não validando e reconhecendo as possibilidades intermediárias e submetendo os alunos às suas práticas, os alunos recebem pacificamente o conhecimento e os professores são os agentes de comunicação e imposição das normas e condutas. O aprendizado é imposto aos alunos. Já a educação Nova aplica-se a teoria da experiência, impulsionando o interesse do aluno, o professor tem um papel mais abrangente onde ele instrui e motiva o aprendizado, incentivando o aluno a participar por meio das suas experiências, pois para Dewey, toda pessoa aprende com o que já aconteceu.

        Dewey interpreta a educação como um “método científico por meio do qual o homem estuda o mundo e adquiri cumulativamente conhecimento de significados e valores, não sendo, entretanto estes resultados da ciência mais do que dados para se conduzir uma vida inteligente e continuado estudo crítico”.

        O aprendizado só acontece quando as ideias são compartilhadas e isso só é possível em um ambiente onde não há barreiras para a livre expressão de pensamento. De acordo com Dewey cabe ao aluno aprender através da iniciativa, a partir de um problema identificado pelo próprio aluno, esse vai analisar e pensar nas alternativas de solução e experimentar as diversas possibilidades. De maneira alguma, Dewey propõe o abandono da teoria tradicional, Dewey coloca a necessidade de desenvolver uma filosofia para a escola nova porque ela não poderia se opor a escola tradicional, ela deveria se desenvolver como algo novo, para ser pensado profundamente.

        É pela experiência que o aluno vai sentir necessidade de um conhecimento que ainda não tem, e essa necessidade vai gerar um interesse naturalmente, sem ser imposto por algum professor. A experiência é contínua, uma experiência leva a outra, sempre ampliando o conhecimento e reconhecimento das experiências. O aluno deve se sentir livre para explorar o ambiente e ter suas experiências. A interação entre as condições físicas do ambiente com as características pessoais dos a alunos também são relevante para a construção dessas experiências. A teoria de Dewey não se pode ser pensada isolada pois os aspectos do cotidiano são importantes nas experiência dos alunos assim como o pensar a sociedade.

Para Dewey o professor é parte do grupo, ele não interfere diretamente informando ao aluno se está certo ou errado, o papel do educador se torna mais complicado, pois ele deve trabalhar o ambiente, respeitando a individualidade, e estar atento a evolução de cada aluno, moldar o ambiente para que o aluno chegue à conclusão com independência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com