TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  6/6/2019  •  Monografia  •  4.213 Palavras (17 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

ANA CLAUDIA DE SOUZA OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER PARA A

GESTÃO DE PESSOAS

        

BAURU

2019

ANA CLAUDIA DE SOUZA OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER PARA A

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, sob orientação da Profa. M.a Débora Scardine da Silva Pistori.

BAURU

2019

ANA CLAUDIA DE SOUZA OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, sob orientação da Profa. M.a Débora Scardine da Silva Pistori.

Bauru, 09 de fevereiro de 2019.

Banca examinadora:

_____________________

Profa. Ma. Débora Scardine da Silva Pistori (Orientadora)

Universidade do Sagrado Coração

_______________________

Profa. Ms. Fernanda Serotini Gordono

Universidade do Sagrado Coração

________________________________

Prof. Ms. Vitor Brumatti

Universidade do Sagrado Coração


                SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA        5

1.2 OBJETIVOS        5

1.2.1 Objetivo geral        6

1.2.2 Objetivos específicos        6

1.3 JUSTIFICATIVA        6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.1 LIDERANÇA        6

2.2 PERFIS DE LIDERANÇA        7

2.3 GESTÃO DE PESSOAS        8

2.4 GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS        9

3 METODOLOGIA        9

4 APRESENTAÇÃO, ANALISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS        10

4.1 CASE DE SUCESSO DA EMPRESA MAGAZINE LUIZA        10

4.2 ANALISE DE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        15


A IMPORTÂNCIA DO LÍDER PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Ana Claudia de Souza Oliveira

1Concluinte do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas - USC.

(anna.s.oliveira@hotmail.com)

RESUMO

O Mundo está passando por grandes transformações, e consequentemente, as organizações também. As mudanças têm avançado de forma significativa, de modo que o líder se vê na obrigação de estar preparado para lidar com novos desafios e desenvolver as competências necessárias em sua equipe visando o alcance dos objetivos traçados. Deste modo, a Gestão de Pessoas vem ganhando o seu espaço e se tornando essencial, pois, o maior recurso que se tem nas organizações, são pessoas e, é através delas que os resultados são alcançados, o que exige um alinhamento com a missão, visão e valores, além do uso de estratégias e técnicas que irão resultar num trabalho realizado com excelência. Diante disso, esta pesquisa mostra a importância do líder para a Gestão de Pessoas, identificando qual o perfil de um bom líder para o desenvolvimento constante dos seus liderados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Os resultados deste estudo indicaram que quando a liderança realiza a Gestão de Pessoas de modo eficaz, dentro de uma instituição o resultado tende a ser satisfatório para todos os stakeholders ao passo em que é através das pessoas que se atinge resultados com excelência. Neste caso, uma liderança positiva faz toda a diferença.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Gestão estratégica de Pessoas. Líder. Liderança.

1 INTRODUÇÃO

Os líderes têm um papel de extrema valia dentro das organizações, pois são eles os responsáveis em gerir pessoas.

Segundo Hunter, (2004, p. 25), liderança “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Diante disto, liderança é saber lidar com os seus liderados fazendo com que eles trabalhem motivados para alcançar os objetivos como um todo.

De acordo com Ervilha (2008, p. 29), “liderar é influenciar e conduzir pessoas nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido, que busca os resultados desejados”.

Portanto, o líder é o porta-voz, e é ele que irá conduzir, influenciar e ajudar as pessoas a alcançarem os resultados que as organizações esperam. Mediante os principais recursos que se tem hoje nas organizações, que são os colaboradores, a Gestão de Pessoas tem contribuído para o desenvolvimento, levando em conta seus interesses e metas.

Diante disto, Chiavenato (2010, p.9) enfatiza, que “Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual é a base do seu sucesso”.

Conforme o autor, fazer a Gestão de Pessoas não só mantem o colaborador dentro da instituição, mas também cuida, motiva, promove desempenhos eficientes, permitindo que os liderados não apenas alcancem o objetivo da empresa, mas também as suas metas individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com