TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Por:   •  7/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE ENVIO DE ARQUIVO

Nome: Ronaldo Fortunato da Rocha

Disciplina:  Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Tutor:  Wanderli Coriolan

Título da Atividade: Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

Resposta

Com a crescente urbanização e a acelerada e muitas vezes insana competição para a busca do lucro, esquecemos de cuidar do solo como deveria.

O aumento da população e a mudança de hábitos juntamente a revolução industrial agravou em muito a situação ambiental, o modo consumista, aumentou significativamente o volume de resíduos químicos e levando a poluição das aguas e solo.

Mas aos poucos vimos que era preciso mudar esse cenário, muito por causa da própria competição comercial do que com o respeito pelo planeta, estamos propondo leis e procedimentos para o tratamento de resíduos químicos perigosos. Armazenamentos temporários, recipientes lacrados, edifícios de contenção, lagoa superficial, tanques e pilhas de resíduos são alguns dos muitos meios para armazenar os resíduos.

Armazenamentos temporários:

São tambores de plástico ou metal, conforme a natureza do resíduo. Material corrosivo não podem ser armazenados nesses tambores;

Edifícios de contenção:

Edifício de contenção são fechados e não entram emo contato com outras estruturas

Lagoa Superficial:

É uma estrutura montada e revestida de plástico , para que os resíduos não vazem, muito usada para resíduos agrícolas líquidos;

 

Tanques:

São estruturas  feitas de aço ou concreto com tampas. Materiais que emitem gases não são armazenados nesse tipo de tanque.

 
Pilhas de resíduos;

As pilhas de resíduos são montes de resíduos perigosos no nível do chão.

Incineração:

A incineração é o método que transforma os resíduos materiais em produtos gasosos, produzindo gases (principalmente água na forma de vapor e dióxido de carbono). Entretanto, estão presentes outros elementos químicos (nitrogênio, cloro, enxofre, traços de metais etc.) que produzem gases poluentes (óxidos de nitrogênio, cloreto de hidrogênio, óxidos sulfúricos etc.)

   

O que vemos é que em todos os modos de armazenamento não são definitivas, primeiro temos que encontrar um modo de tratamento ou transformação dos resíduos em menos perigosos. O que precisamos é ter transparência e ética em todas as fazes do armazenamento, promover conscientização, preservação ambiental e principalmente a recuperação das áreas que ficaram radioativas.

Ronaldo Fortunato da Rocha.

Rgm 14107520

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com