TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL E COLABORATIVA PARA A EMPRESA DO FUTURO

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL E COLABORATIVA PARA A EMPRESA DO FUTURO

Anna Clara Silva Sampaio

Camila Costa Souza Garcia

Daniela Martins

Magda Mendes dos Santos

Misselen de Oliveira Soares Silva

Syllézia José Barbosa

Resumo 

Atualmente a diversidade e a inclusão nas organizações ainda são bastante ligadas à legislação que deve ser cumprida referente a funcionários portadores de deficiência, porém a importância dessa diversidade deveria ser além desse aspecto. É de extrema relevância que no âmbito empresarial haja uma maior nomenclatura na inclusão de minorias, ainda mais em um uma sociedade com tanta pluralidade cultural. As minorias são os portadores de deficiência, LGBT’s, mulheres, negros, ou seja, pessoas que possuem pouco ou nenhum espaço dentro do mundo corporativo. A cultura diversificada e colaborativa é uma poderosa vantagem competitiva, com as mudanças e os avanços da tecnologia, a colaboração tornou-se uma maneira mais produtiva de fazer as coisas. Entender as vantagens da diversidade da força de trabalho ajuda a estabelecer uma organização com uma vantagem competitiva, diversos grupos geram uma gama mais ampla de experiências e perspectivas. E isso pode afetar positivamente a lucratividade de uma organização. 

Palavras-chave: Diversidade Cultural; Inclusão; Colaborativo.

Abstract

Currently, diversity and inclusion in the Organizations are still closely linked to the legislation that must be complied with regarding employees with disabilities, but the importance of this diversity should be beyond this aspect. It is extremely relevant that in the business sphere there is a greater nomenclature in the inclusion of minorities, even more so in a society with so much cultural plurality. Minorities are the disabled, LGBT's, women, blacks, people who have little or no space in the corporate world. Diversified and collaborative culture is a powerful competitive advantage, with the changes and advancements of technology, collaboration has become a more productive way of doing things. Understanding the advantages of workforce diversity helps establish an organization with a competitive advantage, diverse groups generate a larger rech of experiences and perspectives. And this can positively affect profitability.

Key-Words: Culture Diversity; Inclusion; Collaboration

  1. Introdução

A inclusão não é apenas sobre representação, mas sim um ambiente colaborativo que valoriza a participação aberta de indivíduos com ideias e perspectivas diferentes.  Deve-se valorizar a inclusão como uma ferramenta crítica que permite a competitividade e o crescimento dos negócios, e muitos consideram as políticas de inclusão de uma empresa antes de aceitar um emprego.

Criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado não é apenas a coisa certa a fazer, é vital que as empresas sobrevivam nesta era de rápidas mudanças tecnológicas e sociais. A combinação de diversidade e inclusão oferece melhores resultados de negócios em termos de capacidade de inovar, capacidade de resposta às mudanças nas necessidades do cliente e colaboração da equipe. E você pode recrutar e reter as melhores pessoas.

Construir uma cultura inclusiva é fundamental para manter uma força de trabalho diversificada. As pessoas têm um melhor desempenho quando se sentem valorizadas, empoderadas e respeitadas por seus colegas. Se as organizações somente trouxerem diversas pessoas e não tentarem proativamente inclui-las, então essas pessoas provavelmente se sentirão alheias a Organização e irão embora.

 Quando os funcionários se sentem envolvidos, respeitados e conectados, os empregadores podem aproveitar uma maior riqueza de ideias e abordagens de solução de problemas. Isso também ajuda as empresas a responder de forma eficaz aos clientes, atrair e reter funcionários de alto desempenho, capacitar as equipes a colaborar, aumentar a produtividade, tornar seus negócios à prova do futuro e, por fim, proporcionar um crescimento sustentável.

 “[...] cultura organizacional é o reflexo da essência de uma organização, ou seja, sua personalidade. Ela é essencialmente experimentada por seus membros de maneira conjunta, o que, sem sombra de dúvidas, afeta a realidade organizacional e a forma com que os grupos se comportam e validam as relações internas. Assim, é preciso haver construção de significado/comunicação para que haja cultura nas organizações.” (MARCHIORI, 2006, p.82)

A colaboração é um desafio quando consideramos que a colaboração requer um ambiente de trabalho que é fundamentalmente diferente da estrutura hierárquica vertical que a maioria das empresas estruturou nos últimos 50 anos ou mais. O ambiente de trabalho e os líderes empresariais devem ajudar os funcionários com diferentes habilidades e experiências a trabalhar em equipes flexíveis e dinâmicas e a compartilhar informações, tomada de decisões, responsabilidade, aprendizado e reconhecimento respeitosamente. 

‘’[...] os estudos culturais permitiram a compreensão da organização como um sistema de significado compartilhado, e, portanto, capaz de aprender, mudar e evoluir ao longo do tempo, por meio da interação entre seus membros e entre si mesma e o seu ambiente” (GUIMARÃES & SQUIRRA, 2007, p. 51).

CONCEITO DE DIVERSIDADE E DIVERSIDADE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Em um sentindo mais amplo a diversidade possui vários significados que se restringem a questões étnicas, de gênero, raça ou até as diferenças enquanto indivíduo e suas particularidades e a capacidade de agrupamento dentro da sociedade. Também pode ser definido como diferença, divergência, contradições, oposição, e variedade, uma definição até então relativa, ou seja, é preciso primeiramente compreender e estruturar e contextualizar o conceito antes que haja uma definição concreta.

[...] a representação, em um sistema social, de pessoas com

afiliações a grupos claramente diferentes em termos de significado cultural. A questão da diversidade em um contexto de sistema social é caracterizada por um grupo majoritário e por grupos minoritários, isto é, aqueles grupos com menor quantidade de membros representados no sistema social (COX Jr, 1993, p. 5-6).

Tratando-se da diversidade dentro das organizações é mais fácil compreender a diversidade como um conjunto de pessoas com identidades diferentes dentro de um mesmo meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com