TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTENÇÃO DE RUPTURA

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  1.486 Visualizações

Página 1 de 8

INTENÇÃO DE RUPTURA DO SERVIÇO SOCIAL

ALINE LIVIA CIPRIANO DA SILVA*

SURAMA LIMA DE CARVALHO*

WALESCA FIGUEIREDO FREITS DA SILVA*

WILKA KARLA PIMENTAL*

RESUMO

O que será apresentado neste paper, o que foi o movimento de reconceituação do Serviço Social enquanto profissão. Pois tentar mostra de forma clara e objetiva os principais passos para que a mesma fosse inserido no contexto da sociedade, no âmbito profissional. Mesmo sendo podada em muito momentos, principalmente no período ditatorial, e sendo de suma importância para que de fato hoje o Serviço Social fosse reconhecido tanto no âmbito educacional e profissional. Fazendo com que talvez desta forma o profissão possa lidar com maior afinco na luta contras as mazelas sociais, desta sociedade capitalista.

Palavras-chave: Serviço Social, Profissão, Sociedade.

*Alunos graduandos do curso de Serviço Social da FABEX e estudando a disciplina de Fundamento históricos metodológicos do Serviço Social II. 

        A chamada intenção de ruptura que era uma perspectiva modernizadora ocorreu no final da década de 70, surgiu dentro de uma ditadura militar que coincidentemente onde ocorreu simultaneamente as contradições de classes feitas em largar escala por operários, ou seja, emerge dentro de  um cenário político-social. Sua principal proposta era romper com aquele serviço social tradicional que servia a classe dominante, com princípios católicos, o que fez esses profissionais se questionarem mediante sua prática e seu conhecimento Téo

rico-metodológico foi a demanda expressiva e o aumento da questão social provindo da classe operária por não mais agüentar a situação social vivida então passam a se unir em cunho sindicalistas e até mesmos políticos, como o serviço social não mais detinha a resolver essa demanda passam a se questionar mediante sua pratica e teoria que passam a tentar modificá-las numa totalidade, mas, para que essa intenção de romper com o tradicionalismo tivesse sucesso é necessário se profissionalizar ir em busca de uma nova prática profissional.

     Mediante estas novas conjunturas que estavam se formando, pois havia de fato a necessidade de novas reformulações quanto a profissão, e quanto á nova forma de fazer se o Serviço Social.Podemos citar os marcos ou marcas mais importantes,deste conceituado momento histórico.que seriam as Renovações do Serviço Social no Brasil. Fundamentos baseados nestes momentos;

  • PERSPECTIVA MODERNIZADORA
  • PERSPECTIVA DE REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO
  • INTENÇÃO DE RUPTURA

      Oposição ao tradicionalismo do Serviço Social. Flagrante entre a intenção de romper com o passado conservador do Serviço Social e os indicativos prático-profissionais para consumá-la. O objetivo principal da perspectiva de intenção de ruptura era romper com as práticas do Serviço Social tradicional, que estava ligada com os interesses da classe dominante. Dentre essa nova intenção de ruptura, podemos destacar alguns pontos.

  • Caráter de oposição ao regime autocrático burguês;
  • Cresce com a crise da autocracia burguesa;
  • Liberdades democráticas para avançar no seu processamento;
  • Vinculação estreita com universidade;
  • Bases sociopolíticas: democratização; movimento das classes exploradas;
  • Elementos fundamentais: método BH;

           A Perspectiva renovadora ou intenção de ruptura, experimentou um desenvolvimento, emergindo no quadro da estrutura universitária brasileira na primeira metade dos anos setenta, sua formulação inicial,e alias a mais abrangente,tem por cenário A Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais.Esta perspectiva aí permanecera como inteiramente marginal até o fim daquela década.(Iamamoto e Netto,1989).

          Método BH: proposição global de alternativa ao tradicionalismo, inaugurou enquanto formulação de um projeto profissional que, respondendo à particularidade da conjuntura brasileira, estava sintonizado com as vanguardas renovadoras mais críticas da América Latina – a perspectiva da intenção de ruptura enfrentando as questões mais candentes da configuração teórica, ideológica e operativa que constituem uma profissionalidade como a do Serviço Social.

         É na atividade deste grupo que a intenção de ruptura se explicita originalmente nosso pais assumindo uma formulação abrangente que ate hoje se revela uma arquitetura impar (netto2007pg,261).

        Congresso da Virada no ano de 1979, é que ganha repercussão para além dos muros da academia e começa a rebater a categoria profissional. A proposta da perspectiva da intenção de ruptura é romper com as práticas tradicionais do Serviço Social, vinculadas aos interesses da classe dominante, ela discute a relação entre o Serviço Social e a sociedade capitalista. Nesse momento, as elaborações teóricas beneficiaram-se da produção teórica anterior, da crise na ditadura e do movimento de abertura da sociedade.

          Só a partir do final dessa década e início de 1980 é que ganhará repercussão. Torna-se um assunto importante no debate dos assistentes sociais. O fato importante da intenção de ruptura é que sempre em qualquer de suas formulações, será de um caráter de oposição em face da autocracia burguesa. Sendo a parti deste fato de oposição da e da crise da autocracia burguesa se evidencia, com a reinserção da classe operária na cena política brasileira que a intenção de ruptura ultrapassa as fronteiras da academia.


Compreender o significado social do exercício profissional em suas conexões com a produção e reprodução das relações sociais na formação social vigente na sociedade brasileira. Serviço Social inserido na dinâmica capitalista, à luz de uma inspiração teórico-metodológica haurida direta e legitimamente na fonte marxista. Com ela, as problemáticas internas da profissão encontram a base para um equacionamento novo e concreto; situa histórica e sistematicamente as questões de teoria, método, objeto e objetivos profissionais no âmbito que lhes é precípuo: o da profissionalidade que se constrói nos espaços da divisão sociotécnica do trabalho, tencionados pelo rebatimento das lutas de classes. Com a elaboração de Iamamoto, a vertente intenção de ruptura se consolida no plano teórico-crítico. ((Iamomoto,1982).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com