TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da filosofia para a sociedade

Artigo: A importância da filosofia para a sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver, nesses estudos não são usados métodos formais de prova e sim a lógica como instrumental. Ler muitos textos de filosofia não nos ajudará a ter um pensamento mais organizado se não nos habituarmos a testar as nossas ideias discutindo com outras pessoas que se interessam pelos mesmos problemas,pois até mesmo a busca de uma ideia unitária não se faz hoje sem dificuldades.

A filosofia é muito importante para a sociedade, pois trata-se do pensamento humano, e é com ela que aprendemos como ser seres pensantes e questionadores, investiga também o ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e os pressupostos do conhecimento.

Dentro das salas de aula surjem as dificuldades de aceitação tanto pelos alunos como pelos professores pois a filosofia não apresenta resultados concensuais, e as instituições de ensino estão preparads apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática.As instituiçoes procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possa aprendê-los e assim desenvolver este conhecimento na profissão associada.

Cabe a filosofia ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos relacionados à filosofia,e deve se lembrar que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade.

Filosofar não deveria ser sair de dúvidas mas sim entrar nelas.Se a filosofia é uma reflexão rigorosa e de conjunto que surje a partir dos problemas propostos pelo nosso existir, é inevitável que entre esses problemas estejam os que se referem à educação

Toda teoria pedagógica tem seus fundamentos baseados num sistema filosófico. É a filosofia que, expressando uma concepção de homem e de mundo, dá sentido à Pedagogia, definindo seus objetivos e determinando os métodos da ação educativa. Nesse sentido, não existe educação neutra. Ao trabalhar na área de educação, é sempre necessário tomar partido, assumir posições. E toda escolha de uma concepção de educação é, fundamentalmente, o reflexo da escolha de uma filosofia de vida.

Mesmo que pensemos que a filosofia só interessa aos filósofos, a verdade é que usamos constantemente termos filosóficos e fazemos afirmações cujo âmbito é filosófico e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com