TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOBILIDADE URBANA

Por:   •  2/4/2018  •  Seminário  •  7.038 Palavras (29 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 29

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CONSTRUÇÃO CIVIL – EDIFÍCIOS

AUGUSTO YUDI YOSHIHARA RAMOS        N°16205733

DAFNE ALVES DOS SANTOS        N°16212353

EDNA M. SILVA        N°16212291

FERNANDO RODRIGUES DA SILVA        N°16212362

MOBILIDADE URBANA

Meios de Transporte na cidade de São Paulo

SÃO PAULO

2016

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CONSTRUÇÃO CIVIL – EDIFÍCIOS

MOBILIDADE URBANA

Meios de Transporte na cidade de São Paulo

Trabalho exigido pela disciplina Humanidades, pela professora Maria Cecilia Salles Freire Cesar, para o primeiro semestre do curso de Construção Civil, modalidade Edifícios, período matutino, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP).

SÃO PAULO

2016

RESUMO

O presente trabalho pretende explicitar a forma de funcionamento dos transportes públicos em São Paulo, bem como sua história e desenvolvimento. Através de informações coletadas diretamente de dados da São Paulo Transportes (SPTrans), empresa atual vigente responsável pela administração e controle dos serviços de transporte público. Por meio de análises e vivências do cotidiano, foi possível decorrer sobre a dependência social da população pelos modos de transporte, apresentando os pontos positivos e negativos do mesmo.

É possível identificar, mediante aos resultados obtidos, a necessidade de investimentos que possam agregar ao desenvolvimento e melhoria dos sistemas de transporte público coletivo, buscando uma aceitação cada vez maior em âmbito social, a fim de gerar a redução da circulação de veículos privados, alcançando o propósito central do transporte coletivo: viabilizar a mobilidade coletiva com qualidade e responsabilidade.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 O QUE É TRANSPORTE?        7

3 HISTÓRICO        8

3.1        Manifestações de 2013: Jornadas de Junho        12

4 MOBILIDADE EM SÃO PAULO        14

4.1 Divisão Modal        14

4.1.1 Sistema Viário        14

4.1.2 Sistema Cicloviário        14

4.2 Transporte Público        15

4.2.1 Trilhos        16

4.2.2 Ônibus        17

5 LICITAÇÃO        18

5.1 Concessão        18

5.2 Primeira Licitação do Metrô em Modo de Operação        18

5.3 Parceria Público-Privada (PPP)        19

5.3.1 Parceria Público-Privada no Metrô        19

5.3.2 Parceria Público-Privada na CPTM        19

6 PROBLEMAS CAUSADOS PELO EXCESSO DE VEÍCULOS        21

7 IMPACTOS AMBIENTAIS        23

7.1 Parcerias no Incentivo à Diminuição de Poluentes        23

7.2 Metas Para 2018        24

8 MEDIDAS ADOTADAS        26

9 PROJEÇÕES        28

10 CONCLUSÃO        29

REFERÊNCIAS        30

ÍNDICE DE TABELAS

Tabela 1         Preços das Tarifas        13

ÍNDICE DE GÁFICOS

Gráfico 1        Frota automotiva em São Paulo (2015) – IBGE        26



1 INTRODUÇÃO

Analisando a grande necessidade da mobilidade urbana na cidade de São Paulo, deve-se priorizar a imprescindível participação do transporte público coletivo, já que o mesmo é responsável pelo transporte de mais de seis milhões de pessoas por dia útil.

A partir de sua história, o transporte público se tornou cada vez mais indispensável, facilitando e agilizando a vida da população em geral. Apesar de seus contrapontos, é notória sua grande participação em âmbito público, além de sua visibilidade geral dentro de uma cidade tão grande, como São Paulo.

Atualmente, a abordagem sobre o tema: Mobilidade urbana consiste em adequar socialmente recursos aprimorados que possam suprir os aspectos de inclusão social, melhorias na qualidade de vida, eficiência econômica e financeira além de redução do tempo de deslocamento em função dos altos índices populacionais na capital de São Paulo. A ausência de investimentos para a evolução dos transportes coletivos acaba por ocasionar a ineficiência do mesmo, uma vez que, ainda possuímos um grande número de pessoas que se locomovem com veículos individuais e particulares, o que consequentemente influencia na prática dos transportes coletivos, bem como em seu objetivo principal: estabelecer uma forma de locomoção em alta escala, de maneira prática e ágil.

O presente trabalho tem como objetivo, expor as informações gerais sobre o transporte público coletivo de São Paulo, bem como sua relevância e história social, além de disseminar informações sobre sua estrutura, relação governamental, e dependência popular. Além de indicar as falhas existentes tanto na administração pública e social, apresentando assim práticas que venham a agregar ao desenvolvimento dos transportes públicos em São Paulo, tornando-os assim prioridade mediante a quaisquer tipos de transporte individual que exista


2 O QUE É TRANSPORTE?

Segundo o Dicionário:

1. Ação ou resultado de transportar. 2. Qualquer veículo aéreo, marítimo ou automotivo usado para transportar pessoas ou coisas. 3. Deslocamento de um local para outro: O governo ordenou o transporte das vítimas para outras cidades. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio - O Dicionário da Língua Portuguesa. 8 ed. Positivo Editora. São Paulo, 2010, p.644)


3 HISTÓRICO

A história do transporte público em São Paulo começou meados de 1865, quando Donato Severino Italiano, publicou em um jornal uma tabela de preços par carros de aluguel, estabelecendo valores de acordo com a hora usada ou para locais conhecidos. Com o passar do tempo, houve uma maior demanda, fazendo com que o transporte ganhasse notoriedade, passando a ser considerado cada vez mais necessário e imprescindível. Entre 1865 e 1880, houve poucas evoluções, mas ainda assim, houve a fundação da companhia de São Paulo, e o início da operação dos bondes com tração animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com