TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

1º SEMESTRE: A DIVERSIDADE CULTURAL NA ATUALIDADE E OS PROBLEMAS SOCIAIS CAUSADOS PELA INTOLERÂNCIA E PELA XENOFOBIA: ANALISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD-2018

 

EDSON CARDOSO MUNIZ RA:1751087

Polo Ceilândia-DF

2020

EDSON CARDOSO MUNIZ RA:1751087

1º SEMESTRE: A DIVERSIDADE CULTURAL NA ATUALIDADE E OS PROBLEMAS SOCIAIS CAUSADOS PELA INTOLERÂNCIA E PELA XENOFOBIA: ANALISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD-2018

Atividade de Prática como Componente Curricular – PCC, referente às disciplinas: Interpretação e Produção de Textos, Homem e Sociedade, História do Pensamento Filosófico, Fundamentos da Sociologia da Educação e Prática de Ensino: Introdução à Docência, cursadas no 2ª Semestre de 2017 do curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Paulista. Com o objetivo de obter horas complementares exigidas pela graduação.

BRASÍLIA-DF

 

2020

Sumário

Introdução

04

Programa Nacional do Livro Didático - PNLD2018 avaliação do componente Curricular de Sociologia

05

Resenha crítica sobre a diversidade cultural na atualidade e os problemas causados pela intolerância e pela xenofobia no PNLD-2018 de Sociologia.

06

Conclusão

09

Referências bibliográficas

10

1 – Introdução

Na modalidade Ensino  Médio  da  Educação  Básica, a proposta para o componente curricular de Sociologia visa  garantir  à  formação  do  jovem  a continuidade/aprofundamento  da  percepção  crítica  sobre  a  diversidade étnica  e  cultural, bem  como  de  suas  relações  marcadas  por  desigualdades  socioeconômicas  que  compõe  a  sociedade  brasileira,  conferindo-lhe  uma  identidade nacional, assim de acordo com as finalidades da Educação Básica expressas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que, nos incisos II e III do art. 35, assegura a “preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando” e “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Por isso, diante desta realidade socioeducacional cabe à escola, dentre outras coisas, parafraseando o art.16, inciso XV da Resolução CNE/CEB nº 2/2012, valorizar e promover a reflexão sobre os direitos humanos mediante temas relativos a identidade de gênero, de raça, de etnia, de religião, de orientação sexual, de pessoas com deficiência, entre outros. Inclusive contribuir para a igualdade e o enfrentamento de todas as formas de preconceitos, discriminações e violências.

Dessa forma, o conhecimento sociológico percorre de maneira indispensável a discussão da Pluralidade Cultural, pelas possibilidades de compreensão de processos complexos, nos quais se dão interações entre fenômenos de diferentes naturezas. A escola tem uma efetiva atuação ao conhecer a estrutura socioeconômica, suas relações de dominação e o papel desempenhado pelo universo cultural. É imprescindível que os livros didáticos de sociologia abordem essas temáticas, refletindo sobre as ações positivas e negativas que movimentam a sociedade. Interessante observar que as escolhas dos livros didáticos dos componentes curriculares, inclusive de Sociologia, têm um Guia do Livro didático que é composto por textos com objetivo de explicar a dinâmica e os critérios do processo de avaliar a Sociologia no livro didático e de relatar considerações sobre a mediação didática. O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018 deixa claro que os livros de Sociologia são avaliados criteriosamente antes de serem divulgados as Escolas de Ensino Básico.

2 – Programa Nacional do Livro Didático - PNLD2018 avaliação do componente Curricular de Sociologia

 

O Componente Curricular de Sociologia é uma iniciativa do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD do Governo Federal a fim de avaliar os conteúdos presentes nos livros didáticos, os quais farão parte do acervo de todas as escolas públicas do ensino básico. De maneira trienal existe a permuta dos livros escolhidos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada modalidade de ensino e complementa os livros utilizáveis em outras etapas. Há um edital que especifica os critérios de inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo Ministério da Educação – MEC, que elabora o Guia do Livro Didático - PNLD, composto das resenhas de cada obra aprovada e disponibilizada às escolas públicas aparadas pelo FNDE. No triênio de 2018 a 2020 o PNLD-2018 primou pela qualidade dos livros e, sobretudo, pela responsabilidade de oferecer aos professores e estudantes uma diversidade de obras que possam desempenhar uma importante função na apreensão dos conteúdos sociológicos que fazem parte da Base Nacional Comum. Sendo assim, avaliou 12 obras de sociologia, aprovou 05 reprovou 07. A seleção culminou nas obras: “Sociologia” (Editora Scipione); “Sociologia Hoje” (Editora Ática); “Temos Modernos, Tempos de Sociologia” (Editora Brasil); “Sociologia em Movimento” (Editora Moderna) e Sociologia para Jovens do século XXI (Imperial Novo Milênio).  

Não existe livro didático perfeito, porém eles se constituem num artefato cultural que de alguma forma deve expressar em suas páginas os conhecimentos, os saberes e experiências dos estudantes, dos professore e da escola pública de seu tempo. Nessa perspectiva que o espírito dos autores e editoras de livros didáticos devem se municiar para a escrita do livro didático de Sociologia.

3 – Resenha crítica sobre a diversidade cultural na atualidade e os problemas causados pela intolerância e pela xenofobia no PNLD-2018 de Sociologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (94.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com