TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa sobre a recepção e os efeitos da mídia: Propondo um enfoque integrado

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

A Pesquisa sobre a recepção e os efeitos da mídia: Propondo um enfoque integrado – PORTO, P. Mauro –XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) – 2003.

Os meios de comunicação passaram a ser instrumentos que diminuem as distâncias físicas e aproximam diferentes culturas, conseguindo transmitir acontecimentos e opiniões por meio da escrita, sons e imagens. Esses meios de comunicação funcionam principalmente como instrumentos de influência na construção e compreensão da realidade.

       

Utilizando estudos desenvolvidos nos EUA por acadêmicos das ciências sociais e teóricos da comunicação, o professor Porto apresenta e compara as principais tradições de pesquisa e os efeitos da mídia propondo ao final um modelo integrado que incorpora as duas tradições de pesquisa para analisar o estudo dos efeitos e a pesquisa de recepção.

Desenvolvido a partir da década de 1930, o estudo dos efeitos apresentam pesquisas relacionadas à formação da opinião pública nas eleições presidenciais nos EUA (1940), onde o interesse era limitado dos meios de comunicação. Foi formulado então “o modelo da comunicação em duas etapas”, na qual o indivíduo busca apenas as informações que vão de acordo com suas crenças (exposição seletiva) os quais evitavam qualquer informação que pudesse contradizer suas ideias.

Com a reviravolta na década de 1950 sobre os efeitos limitados, surgiram hipóteses apresentadas por McCombs e Shaw (1972) onde a mídia exerce papel determinante nos temas e nas agendas de cada campanha política, como um processo de persuasão, influenciando os temas mais aparentes da opinião pública, que por sua vez originou uma nova onda de estudos apresentando os erros da anterior, um enquadramento que “examina não só como a mídia afeta sobre o que o público pensa, mas principalmente como as pessoas pensam sobre os temas da agenda”.

Ao colocar em foco o processamento da informação, com ênfase em efeitos cognitivos, os estudos sobre os efeitos da mídia nos indivíduos do livro Processing the News de Graber, apresentaram teorias sobre “os efeitos da mídia para investigar como as pessoas processam e fazem sentido da informação fornecida pela mídia”. Percebeu-se que as informações repassadas pela mídia foram pouco assimiladas pelas pessoas, visto que não houve uma observação sistemática nem cuidadosa por parte delas.

No livro é apresentada ainda uma forma que promete ser inovadora e sofisticada de pesquisa capaz de gerar dados detalhados sobre o assunto, mas que possui algumas limitações, ao tratar a mídia apenas com informação, se esquecendo da diversidade de forma que ela possui na construção do conteúdo da mesma.

Em contraposição aos estudos dos efeitos surgem na década de 1980 os estudos no campo da comunicação e dos estudos culturais, a pesquisa de recepção, utilizando métodos qualitativos.

A partir do modelo encoding/decoding desenvolveu-se boa parte dos estudos sobre audiências da mídia, muito aceita, mas amplamente questionada. Para Hall 1980 “o primeiro, pode tentar ‘preferir’, mas não pode prescrever ou garantir o segundo, que possui suas próprias condições de existência”, no entanto nem sempre o assunto preferencial da audiência expressa pela mídia expressa a ideologia dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com