TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA: BASE DA SOCIEDADE

Por:   •  24/10/2017  •  Artigo  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

VIOLÊNCIA: BASE DA SOCIEDADE

Juliano Machado

Prof. Everaldo da Silva

                     Iramar Ricardo Paulini

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Matemática (MAD0561) – Sociologia Geral e da Educação

14/10/08

RESUMO

A violência é hoje, um dos maiores problemas da sociedade, temos visto catástrofes todos os dias que abrimos o jornal, muitos jovens tem usado da violência para resolver os seus problemas ou até mesmo para chamar a atenção para um problema do qual não consegue resolver, as pessoas, todos nós, jovens ou adultos, devemos aprender a viver o amor, pois assim teremos uma sociedade tranqüila e feliz.

Palavras-chave: Respeito; Jovens; Violência.

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia vivemos num ambiente totalmente deferente em relação aos nossos familiares mais antigos, a nossa sociedade esta se transformando, e não gradativamente, estamos vendo uma drástica transformação. Atualmente estamos em uma sociedade onde o respeito esta acabando, esta se esvaindo no ar.

Os jovens da nossa sociedade atual estão perdendo seu respeito, e muitas vezes, ou na maioria das vezes tem uma educação errada em casa, seus próprios pais o incentivaram sem perceber. É muito triste, você muitas vezes abrir um jornal e ver que adolescentes mataram um mendigo de rua, ou então que um jovem bate e espanca seus avós ou seus pais.

Precisamos fazer alguma coisa para reverter essa situação atual de nossa sociedade, por meio deste artigo trago alguns problemas comuns que acontecem na educação como um incentivo à falta de respeito da nossa juventude atual, e alguns exemplos dos problemas que a nossa sociedade vem enfrentando com essa falta de educação dos nossos jovens.

2 EDUCAÇÃO PARA O SOCIAL

Segundo Ritter (2000, p. 9) “Dizem respeito ao saudável convívio humano, à boa vivência familiar [...]. Permitindo que o indivíduo seja um ser social, mas também seja aquilo que ele pode ser como indivíduo”.

De acordo com Siegel (2005, p. 40) “O educador toma consciência de que é responsável pela transmissão de valores e, ao mesmo tempo, pela educação da liberdade dos educandos, que questionam tais valores”.

De acordo com o MEC (apud UNGLAUB, 2005, p. 37) “Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça [...] comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país”.

O jovem precisa ter em casa um bom relacionamento com seus familiares, para ter um bom relacionamento em todos os outros lugares, segundo Sociologia Geral da Educação (2007 p. 59) “Segundo Durkhein, o homem é egoísta e necessita ser preparado para o convívio social. Esta preparação é realizada em primeira instância pela família, depois pela escola e, finalmente, pela universidade”.

Em alguns casos quando não é seguido bem esses três passos, o jovem pode vir a tentar de outras maneiras ter a atenção e o carinho de seus educadores, e muitas vezes essas maneiras usadas pelos jovens são extremas, muitas vezes sendo agressivas, e daí então surge muitos casos de agressividade na juventude, às vezes com atos de vandalismo, outras vezes com os próprios atos de agressão para com outras pessoas também.

3 A BASE DO SOCIAL

Hoje em dia se abrimos o jornal temos um grande percentual de chance de acharmos alguma tragédia, nossa sociedade esta tão corrompida, que esses fatos começam a se tornar rotina e aos olhos das pessoas já é uma coisa normal, e infelizmente os jovens estão começando muito cedo já a perder o respeito por seus educadores, sendo eles os pais ou qualquer pessoa ao redor.

Um grande exemplo dessa falta de respeito que há dos jovens da nossa sociedade atual pode-se perceber nesta manchete a seguir retirada de um site na internet.

Jovem, de nome não identificado, agrediu a avó, de 68 anos, em Teresina. Ele foi preso ontem após espancar a idosa e promover quebra-quebra na casa dela. As agressões são conseqüência da negação por parte da avó, pois esta não queria dar dinheiro a ele. De acordo com os policiais, quando a avó não dava o dinheiro que ele pedia, este a roubava, além de ameaçá-la de morte. Assim como qualquer pessoa de sua família que se negava a dar dinheiro a ele. Os policiais chegaram até esse jovem após a avó fazer uma denúncia, pois segundo ela, somente a polícia podia dar jeito nele. (BRASIL PORTAIS, 2008)

        Esta não é uma reportagem única, muitas coisas como essa acontecem todo o dia. Os jovens de hoje não tem mais o respeito, e os que têm, estão acabando, e isso é muito preocupante.

        Outro exemplo podemos retirar dessa outra matéria retirada de um site da internet:

Um mendigo foi espancado e morto ontem por um adolescente de 17 anos em Planaltina, cidade-satélite localizada a 35 quilômetros de Brasília. O agressor foi preso às 4h da madrugada ainda em ação, em cima da vítima, armado com um pedaço de madeira. Ele foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O morador de rua Fernando Henrique Oliveira, de 29 anos, morreu ao chegar ao hospital. Segundo o boletim de ocorrência, o morador de rua foi atacado com socos e pontapés, em especial no rosto e na cabeça. Ele estava em uma rua do Centro de Planaltina, em frente a uma agência bancária, bebendo com amigos quando chegou o menor. O adolescente cobrou do sem-teto o pagamento de uma dívida de R$ 15. O delegado Ricardo Pedrosa Martirena disse acreditar que seja a primeira vez que um menor espanca um morador de rua até a morte em Brasília. Em abril de 1997, adolescentes de classe média da capital chocaram o país ao botar fogo no índio Galdino Jesus dos Santos, que dormia num ponto de ônibus no Plano Piloto. Galdino acabou morrendo. (O GLOBO. 03-11-2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com