TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Por:   •  1/10/2019  •  Monografia  •  17.831 Palavras (72 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 72

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


AGRADECIMENTOS

Ao Prof. ........, meu orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou...

Ao Prof. ........

Á Profª...

Aos professores que contribuíram...

[pic 15]

PEREIRA, Denize Barbosa. Violência contra o idoso. 2017. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Carpina, 2017.

RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso Relata sobre a violência contra a pessoa idosa fato que está presente em nossa sociedade tornando-se um desafio para o profissional de Serviço Social. A violência está inserida em nossa sociedade, tomando espaço e atingindo principalmente os segmentos mais vulneráveis e estando a pessoa idosa fazendo parte desta estatística. Para tanto com o objetivo de promover uma análise reflexiva sobre a violência contra a pessoa idosa e os desafios para o profissional de Serviço Social em busca de soluções para o controle e prevenção desta questão social. A importância do presente estudo consiste no fato deste possibilitar uma análise mais aprofundada sobre o tema, na ótica do Serviço Social, sobre os principais aspectos relacionados com a violência que atinge o idoso em nossa sociedade. A metodologia utilizada para a pesquisa apresenta caráter bibliográfico qualitativo. O conhecimento obtido resultou na compreensão da atuação dos profissionais do Serviço Social no enfrentamento à violência contra o idoso.

Palavras-chave: Pessoa idosa. Violência. Políticas públicas. Direito do idoso. Serviço Social.

        

PEREIRA, Denize Barbosa. Violence against the elderly. 2017. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Carpina, 2017.

ABSTRACT

This Course Conclusion Paper Reports on violence against the elderly person that is present in our society becoming a challenge for the Social Work professional. Violence is embedded in our society, taking space and reaching mainly the most vulnerable segments and the elderly being part of this statistic. In order to promote a reflexive analysis about the main causes and consequences of violence against the elderly and the challenges for the Social Work professional in search of solutions for the control and prevention of this social issue. The importance of the present study is the fact that it enables a more in-depth analysis of the main aspects related to the violence that affects the elderly in our society from the point of view of Social Work. The methodology used for the research presents a qualitative bibliographic character. The obtained knowledge resulted in the understanding of the work of the Social Service professionals in facing violence against the elderly.

Key-words: Elderly. Violence. Public policy. Right of the elderly. Social service.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

UNOPAR

Universidade Norte do Paraná


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO ............................................................................15

2.1 A ORIGEM DA VIOLÊNCIA ................................................................................15

2.2 VIOLÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE.........................................................16

2.3 CONSTRUÃO SOCIAL DA VELHICE .................................................................20

2.4 VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA.......................................................29

2.5 TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA.........................................32

2.6 CAUSAS DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO....................................................38

3 A PROTEÇÃO AO IDOSO NO BRASIL .................................................................42

4 O SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA  O IDOSO........................................................................................................................48

2        CONCLUSÃO        53

REFERÊNCIAS        55


  1. INTRODUÇÃO

        O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo em quase todos os países do mundo. Tornando-se preocupação e desafio, sobretudo para os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, tendo em vista o despreparo em relação às políticas públicas para atender este novo contingente populacional.

         Estima-se que no Brasil as pessoas acima de 60 anos em torno de 23,5 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2020 a estatística estimada será em torno de 40 milhões de pessoas colocando o Brasil como o sexto lugar com mais idosos no mundo. Essa estatística nos faz refletir sobre os Direitos Humanos previstos na Constituição brasileira onde o fundamental é viver, mas viver com dignidade e qualidade garantindo assim direitos fundamentais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114.7 Kb)   pdf (548.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com