TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Por:   •  13/5/2015  •  Monografia  •  14.960 Palavras (60 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]


AGRADECIMENTOS

Ao Professora Cida, que sempre me incentivou nessa longa jornada.

Ao meu amado esposo que com sua paciência e dedicação me incentivou e apoiou nas horas difíceis da minha jornada, obrigada pelo apoio e dedicação. Amo você.

Aos meus familiares que com sua afeição e carinho me incentivam a seguir em frente.

Aos meus amigos que sempre entenderam os momentos de ausência e compreenderam.

A minha amada filha Laura, razão da minha vida, essência do meu ser.

[pic 16]

SILVA, Cinthia Michelle Gama da . VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO. 2014.39 FLS. GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Arapiraca, 2014.

                                         RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo analisar e mostrar a violência contra a pessoa idosa no Brasil, uma violência, que varia de simples ofensivas verbais até agressões físicas e psicológicas, e muitas vezes é feita no próprio âmbito familiar. A violência doméstica é considerada como um grande problema social e jurídico, pois o idoso, na maioria das vezes, não denuncia o seu parente ou cuidador como agressor, dificultando assim, o exercício dos órgãos do Poder Público em defendê-los contra abusos e agressões cometidos por sua família. O trabalho tem como metodologia bibliográfica e documental, e como objetivo analisar existência, a tipos e os meios necessários para se combater os maus-tratos domésticos contra a pessoa idosa.

Palavras-chave: Idoso. Violência. Brasil. Sobreviver

SILVA, Cinthia Michelle Gama da. VIOLENCE AGAINST ELDERLY. 2014.39 FLS. GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Arapiraca, 2014.

ABSTRACT

This research aims to analyze and show violence against elderly in Brazil, violence, ranging from simple verbal offensive to physical and psychological abuse, and is often done within the family itself. domestic violence is considered a major social and legal problem as the elderly, most often, do not report your relative or caregiver as the aggressor, thus hindering the exercise of the organs of the government to defend them against physical and sexual abuse committed by his family. The work is literature and documents the methodology and to analyze existence, tipols and necessary to combat domestic abuse against the elderly means.

Key-words: Elderly. Violence. Brazil. survive


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................13

2- CAPITULO 1......................................................................................................... 15

3- CAPÍTULO 2 ........................................................................................................ 22

4 - CAPÍTULO 3 ........................................................................................................35

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................42

REFERÊNCIAS        43



  1. INTRODUÇÃO

             

               Atualmente o mundo passar por grandes modificações, dentre elas está o envelhecimento da população mundial, com esses envelhecimento  enfrentamos diverso problemas, que  são em sua maioria antigos, mas que com o aumento do número de diodos no mundo só tendem a aumentar, e a chamar a atenção para as diversas formas d e violência contra o idoso, é raro os países no que respeitam os mais velhos, que reconhecem a sua contribuição social, entretanto o Brasil como em outras áreas se destaca em violência e descaso. O idoso no Brasil sofre diversos tipos de violência segundo pesquisas, a violência é mais dentro das próprias casa dos idoso.

              Segundo dados do IBGE no Brasil, a população de idosos registrou um aumento proporcional na última década, passando de 9,1% do total em 1999 para 11,3% em 2009, dados divulgados pelo IBGE. Projeções estatísticas da Organização Mundial da Saúde – OMS aponta que o período de 1975 a 2025 será a era do envelhecimento, a população de idosos no país crescerá 16 vezes colocando o Brasil no ranque da sexta população idosa do mundo, ou seja, mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos ou mais.

                Dessa forma, teremos a maior quantidade de pessoas idosas já registradas na história, o que nos leva a crer que medidas devem ser tomadas, para conscientizar a sociedade do papel que o idoso tem na sociedade brasileira, sua contribuição para o desenvolvimento do pais, embora os maiores índices de violência sejam registrados, em meio a um ambiente familiar, o que nos revela surpresa, pois a família deveria ser o local onde o idoso se sentiria mais feliz e protegido.

                Os tipos de violência são muito diversos, podem vir como negligencia d a família, auto negligencia, como também maltrato.   Em sua maioria filhos e netos são os maiores causadores de violência, geralmente as causa apontadas são falta de tempo da família para tratar do idoso, causando a negligencia, em sua maioria os filhos reproduzem a negligencia sofridas na infância por abandono dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.9 Kb)   pdf (398.6 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com