TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A capacidade de aprendizagem de alunos com deficiência

Artigo: A capacidade de aprendizagem de alunos com deficiência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Devemos ter clareza sobre a concepção de educação e buscar o desenvolvimento das competências para se tornar um educador da atualidade.

2 - Os professores podem valorizar esses conceitos pré-existentes, dando oportunidade dos alunos demonstrarem seus conhecimentos prévios, sua cultura, dentre outros, abrindo espaços de discussões e vivências concretas.

As diferenças raciais podem ser estudadas pelo grupo onde cada um pesquisa sobre a raça do outro, a fim de descobrir a história daquela civilização, os costumes e suas tradições.

Aulas interativas proporcionam um aprendizado eficaz não somente de conteúdos escolares, mas de experiências sociais que ficam por toda a vida.

3 - A Lei de Diretrizes e Bases de 20 de dezembro de 1996 é bem clara em seu parágrafo único: “o Poder Público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino”.

É obrigação obrigação das escolas da rede pública incluir o aluno portador de deficiência em uma sala de ensino regular. A inclusão causa muitas polêmicas: Como um aluno que possui algum tipo de deficiência poderá acompanhar os demais? Como o professor irá lidar com o incluso se não possui experiências, tampouco formação?

Apesar das dúvidas o deve ser incluso e o educador sabe que aquela criança vai exigir dele maior preparo, cuidado e maior atenção no ensino.

Como educadores, temos nos atentar para o que de fato possa promover maior integração entre os alunos e aproveitar a situação para trabalhar certos princípios educacionais, como o preconceito, a tolerância, o respeito, as diferenças, o companheirismo.

O professor terá mais trabalho, mas esse é o nosso papel, portanto com pesquisas, troca de idéias com outros docentes que já trabalharam com a inclusão serão de muita valia para a a sua capacitação. Deixar claro aos alunos que atitudes preconceituosas não são toleradas na sua sala, receber o aluno com carinho e confiança, incentivar o aluno com deficiência para despertar a criatividade e o interesse em aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com