TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas do Corpo: Mauss Marcel, Antropologia e Sociológia

Por:   •  24/2/2019  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA DA SAÚDE

LIVRO: Mauss Marcel Sociologia e Antropologia

Aluno: Gabriel Mello Silva

RESENHA: Sexta Parte as Técnicas do Corpo

O autor nos introduz as técnicas do corpo com algo que sociedades e civilizações especificas tem, ao exemplo dos tipos de nados como ele mesmo fala em seu texto, o autor usa exemplos próprios da mudança das técnicas do nado ao logo do tempo, relatando sobre como em sua época era comum aprender a técnica do mergulhar logo após aprender a nadar. E que era aconselhado a fechar os olhos ao mergulhar e abri-los dentro d´agua, segundo o autor nos tempos atuais se pratica o inverso, as crianças ao nascer já são expostas ao meio aquático com os olhos abertos, para sua habituação ao ambiente aquático de maneira mais suave. E fato que segundo o autor algumas técnicas corporais do nado praticadas em sua época foram substituídas por outras mais novas se tornando técnicas de caráter especifico.

Durante seus estudos observacionais Mauss revela alguns exemplos de técnicas especificas, como a de cavar, em sua estadia observou a dificuldade dos ingleses em usar pás de origem francesa, ele afirma que o aprendizado de técnicas especificas ocorre de forma lenta, pois toda a técnica tem sua forma de aprendizado, isso também vale para as atitudes do corpo pois cada sociedade possui seus próprios hábitos, descobrimos com Mauss que até a forma de andar possui técnica, e que possui influencias, o que nos leva a crer que nem todas as técnicas encontradas em uma sociedade são propriamente dela, pois podem ser originadas de disseminação, como no caso do andar das mulheres dos cinemas ingleses encontrado na França.

Segundo Mauss se pode diferenciar uma criança inglesa de uma francesa apenas pela posição de suas mãos em repouso, uma criança inglesa aproxima os cotovelos do corpo, ao contrário da francesa que abre os cotovelos semelhante a um leque. O autor nos afirma que por muito tempo observou a natureza social relacionado ao “habitus”, para ele a palavra não descreve apenas o contexto metafisico, mas entende que habitus no contexto social varia não somente em indivíduos, mas também em sociedades. A palavra também abrange contesto educacional entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com