TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  5/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

SUMÁRIO[pic 16][pic 17]

1 INTRODUÇÃO        04

2 AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE        06

2.1Tributação Pelo Lucro Real        06

2.2 Auditoria e Perícia Contábil        08

2.2.1 Auditoria Contábil        08

2.2.2 Perícia Contábil        10

3CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        18

1 INTRODUÇÃO

Organizações muitas vezes precisam de uma maneira para manter a pontuação na realização de operações de negócios. A contabilidade geralmente se encaixa nessa necessidade, pois permite às empresas criar relatórios financeiros que podem ser comparados com outras empresas ou em um padrão da indústria. Empresários e gestores também usam contabilidade para avaliar a eficiência das operações. Esta informação pode ajudar os proprietários e gestores na tomada de decisões de negócios e melhorar a rentabilidade da empresa.

A responsabilidade é mais do que apenas relatar os resultados, a informação ou divulgação; é um meio para melhorar o desempenho. Um quadro de responsabilização identifica resultados pretendidos, garante a medição do desempenho real e atribui a responsabilidade de utilizar estas informações como base para fazer mudanças para alcançar os resultados pretendidos. Esses relatórios inclui razões para as decisões, os resultados atuais em comparação com os objetivos planejados, planos para as tendências de melhoria e desempenho ao longo do tempo. Cada vez mais, as associações estão pedindo melhores informação acerca de sua atuação no mercado. Além disso, essa informação credível sobre o desempenho é necessário ainda mais para garantir que a adesão de novos investimentos estejam sendo bem elaborados.        

Daí a importância do papel dos profissionais contabilistas, visto que no negócio garantemque a qualidade da informação financeira possa ser excessivamente enfatizada. A contabilidade, muitas vezes encontram-se na linha de frente de salvaguardar a integridade dos relatórios financeiros. A administração é responsável pela informação financeira produzida pela empresa. Como tal, os contadores têm a tarefa de defender a qualidade da informação financeira diretamente na fonte onde os números e figuras são produzidos!

A contabilidade ajuda na estratégia corporativa. Os contadores, portanto, dão conselhos e ajudam as empresas a reduzir custos, melhorar sua linha superior e mitigar os riscos. Como conselheiros, esses profissionais contabilistas representam o interesse dos proprietários da empresa (isto é, os acionistas de uma empresa pública). Seus papéis incluem ordinariamente: reger a organização (tais como, aprovar orçamentos anuais e contabilidade para as partes interessadas para o desempenho da empresa); nomeação do Chefe do Executivo; e determinação da remuneração da administração. Como diretores financeiros, contadores profissionais têm a supervisão sobre todos os assuntos relacionados com a saúde financeira da empresa. Isso inclui a criação e direção estratégica da empresa para analisar, criar e comunicar informações financeiras. Como auditores internos, contabilistas profissionais fornecem uma garantia independente à gestão se os processos de gestão de risco, governança e de controles internos da organização estão funcionando de forma eficaz. Existem quatro áreas de atuação em que a contabilidade pode ser dividida. Dentre ela podemos citar a contabilidade pública,  contabilidade privada

A contabilidade pública refere-se à prática seguida por contadores que servem os clientes em um projeto ou base contratual.Estes contadores trabalham em empresas para fornecer auditoria e certificação, planejamento tributário e preparação, e serviços de consultoria para seus clientes. Em empresas, os novos contadores começar como contabilidade ou auditoria pessoal e trabalhar seu caminho até o contador júnior, contador sênior, supervisor, gerente, e as posições de parceiros. Depois de ganhar experiência suficiente, eles também podem iniciar uma empresa de contabilidade pública própria.

Na contabilidade privada, também conhecida como prática no comércio e na indústria, um contador serve apenas uma empresa. Contabilistas em contabilidade privada fornecem uma função de equipe que suporta a empresa através da realização de tarefas relacionadas com a contabilidade.

Posições na prática privada incluem postos de trabalho de nível de entrada, como contador, escriturário de contabilidade, analista financeiro, auditor interno, entre outros. A partir daí, os novos operadores podem trabalhar seu caminho até o organograma e chegar a posições-chave de gestão, como Auditor Interno Chefe.

As agências governamentais também precisam de contadores. Estas agências precisam de informações contábeis para ajudá-los nos planos, orçamentos, previsões, e alocação de fundos do governo. Auditores estaduais também são utilizados pelo governo para assegurar o uso apropriado e alocação dos referidos fundos.

Na educação é composta de contadores que estão em ensino, pesquisa, treinamento e desenvolvimento. Contabilistas podem prosseguir uma carreira como um membro do corpo docente em uma escola, um autor de um livro de contabilidade, um pesquisador, um treinador, ou um revisor.

2 AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

2.1 Tributação Pelo Lucro Real

A maioria dos tipos de rendimentos são tributáveis, mas alguns não são. Rendimento pode incluir dinheiro, bens ou serviços que recebe. Aqui estão alguns exemplos de renda que geralmente não são tributáveis: Doações, legados e heranças;Os benefícios sociais;indenizações por danos físicos ou doença;descontos em dinheiro de um revendedor ou fabricante para um item que você compra; e reembolsos para despesas de adoção qualificados.

Portanto, a tributação é o poder inerente do estado para impor a contribuição da demanda sobre as pessoas, propriedades ou direitos para a finalidade de gerar receitas para fins públicos. O poder de tributação sobre a necessidade é inerente a todos os governos ou soberania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com