TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: ATPS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 1

ATPS

2013

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CURSO: CIÊNCIAS CONTABEIS

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SÉRIE 1 Fase – Noturno

TUTOR PRESENCIAL: Imanir Lorena

PROFESSOR EAD: Yaeok Ozaki

Nome: Simone Gandin R.A: 7126527666 E-mail: mone199@yahoo.com.br

Nome: Djessica RA: 00000000000 E-mail:djessica.renan@hotmail.com

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é que possamos assimilar Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A antiga idéia de que o lucro vem em primeiro, deixando de lado os funcionários já não é bem aceita no meio. Hoje, se vê a importância que o individuo possui na organização e que sua atuação e satisfação faz sim toda diferença.

O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionada com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isto se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputado.

Existe cada vez mais concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos do comportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos de motivação, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.

CONCEITO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O estudo do comportamento organizacional traz o conceito da forma de ação e reação do individuo, perante as diversas formas de organização.Tem como objetivo melhorar a vida pessoal e profissional de seus colaboradores fazendo que os mesmos alcancem equilíbrio e obtém maior produtividade. Também auxiliam na melhora do comportamento ético cria uma ambiente saudável.

É fato que deve ser observado o comportamento humano no ambiente de trabalho e que propósito para um bom funcionamento face necessário diversas regras e controles.

Para existir esta organização é estimulada a criação e participação de um líder (encarregado, supervisor, gerente, etc.) aonde o mesmo conduz um grupo de colaboradores e tomam decisões que deveram proceder de acordo com as normas estipuladas pela organização e o mesmo deve promover as tarefas de forma que abone a empresa e a equipe.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional definido nesses termos tem suas origens no final de 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano,o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

O estudo de Comportamento Organizacional compreende ainda três determinantes nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas, aplicando os conhecimentos obtidos sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Atuamente, o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambigüidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias

Analise de Conceitos - Comportamento Organizacional

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Autores: James G Hunt, Jonh R Schermerhorn Jr,Richard N Osborn

Este livro faz uma menção do local de trabalho de hoje e traz analise para os desafios do amanhã.

Podemos verificar que os autores indicação que o caminho para melhor o desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal é o modelo integrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com